15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Hospitalizações por Condições Sensíveis e Cobertura da Atenção Básica, Campo Bom (RS)

Fundamentação/Introdução

Internações por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP) é um indicador que define um grupo de doenças para as quais um cuidado efetivo na atenção primária, bem como, um suporte adequado nos outros níveis do sistema, diminuem o risco de hospitalizações (1). A Atenção Primária à Saúde (APS) apresenta dois aspectos distintos e interdependentes: é uma estratégia de organização dos sistemas de saúde, e se apresenta como primeiro nível de atenção. A APS é orientada por eixos estruturantes, os seus atributos essenciais: acesso, integralidade, longitudinalidade e coordenação do cuidado (2).

Objetivos

O objetivo deste estudo é avaliar a tendência no percentual de internação por condições sensíveis à atenção primária em relação as hospitalizações totais, relacionando-as com a cobertura na atenção básica de saúde, no município de Campo Bom, Rio Grande do Sul, no período de 2008 a 2015.

Delineamento e Métodos

Foi realizado estudo ecológico para analisar as tendências de internação por condições sensíveis à atenção primária, bem como a cobertura da atenção básica a saúde (ABS) no município de Campo Bom, Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, entre 2008 e 2015. As causas de Condições Sensíveis à Atenção Primária foram baseadas na Lista Nacional conforme portaria do Ministério da Saúde (3,4). Os dados foram obtidos nos Indicadores Municipais de Saúde (DATASUS) e Sistema de Informações em Hospitalização (SIH - SUS).

Resultados

Campo Bom, entre 2008 (22,1%) e 2015 (15,52%), observou uma diminuição nas ICSAP, sendo observado uma redução de 29,78% neste período. Em relação à análise da cobertura de Atenção Básica à Saúde no município, foi demonstrado importante aumento, de 84,38% em 2008, para a totalidade do município 100%, em 2015 (aumento de 18,51%).

Conclusões/Considerações finais

Ao relacionarmos as duas variáveis, ICSAP e cobertura da Atenção Básica, podemos considerar na análise de tendência no município de Campo Bom, entre 2008 e 2015, foi observado que o aumento da cobertura teve importante impacto na redução das ICSAP, e por tal, o município necessita manter o atual processo na gestão em saúde, investindo na Atenção Primária à Saúde, com a manutenção da cobertura na atenção básica, e incrementos ao nível secundário, para que assim se qualifique ainda mais o sistema local de saúde, tornando mais resolutivo, e com isso, a atual tendência das ICSAP seja mantida e possivelmente melhorada.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEEVALE - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Jocinei Santos de Arruda, Djúlia Brombilla Feltrin, Bruna Donassollo Piva, Augusto José Maçalai, Bruna Aguiar do Nascimento