15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE WERNICKE EM PACIENTE SEM HISTÓRIA PREGRESSA DE ALCOOLISMO, UM RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A doença de Wernicke, caracterizada pela tríade: oftalmoplegia, ataxia e alteração de consciência está associada à deficiência nutricional, especialmente em população etilista.

Objetivos

Este estudo tem por objetivo relatar um caso de doença de Wernicke em paciente sem história prévia de etilismo.

Caso

W.P, 71 anos, masculino, previamente portador de cardiopatia, gota, insuficiência renal e anemia crônica, admitido devido a dispneia e perda da aptidão física. O laboratório de admissão evidenciou distúrbio ácido base misto (alcalose respiratória e acidose metabólica compensatória) associado a hiponatremia que foi corrigida.
No terceiro dia de internação evoluiu com ptose bilateral associado a diplopia, pupilas iso mióticas pouco reativas e discreta ataxia. Realizada ressonância de encéfalo, a qual sugeriu desmielinização pontina, mesencefalica e cerebelar. O exame de punção lombar revelou discreta hiperproteinoraquia com lactato aumentado, foi iniciada reposição empírica de tiamina, assim como B12 e transferido para UTI.
Após início do tratamento o paciente evoluiu com melhora laboratorial e clínica de forma gradual. Aventada hipótese de doença de Wernicke por distúrbio disabsortivo sendo investigado doença celíaca e parasitológico. Realizada endoscopia com biopsia, a qual diagnosticou ulcera gástrica (1,2cm). No décimo segundo dia de internação recebeu alta hospitalar com orientação de seguimento ambulatorial.

Conclusões/Considerações finais

De acordo com estudos, a doença de Wernicke está associada ao quadro de deficiência nutricional e é classicamente associada a história pregressa de pacientes etilistas.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Guilherme Zini Reis, Eduardo dos Reis Marques, Marcelo Somma Tessari, Felipe Ibiapina dos Reis