15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Ambientes virtuais de aprendizagem para estudantes hospitalizados: recuperação de conteúdos e benefício terapêutico

Fundamentação/Introdução

Utilizar-se de utilizar ambientes virtuais de aprendizagem para suprir a escassez dos profissionais de educação dentro dos hospitais pode contribuir para o desenvolvimento da aprendizagem de forma integrada nos aspectos cognitivos, afetivos, físico-motores, morais e sociais, fazendo-se fundamental para que o estudante saia da rotina da doença, sentindo-se, mesmo que distante da sala de aula regular, pertencente da comunidade escolar e, com isso, beneficiar a sua terapêutica, pois a oportunidade de retomar a rotina escolar pode fazer com que ele se torne mais confiante e se reconheça produtivo, o que contribui com o seu restabelecimento físico.

Objetivos

Propor um modelo de construção de ambiente de ensino e aprendizagem a distância para estudantes com saúde vulnerável.
Realizar estudo sobre a continuidade do processo educacional, de modo equilibrado no período de tratamento de saúde, e sua importância para fins terapêuticos.
Apresentar discussões sobre a Pedagogia Hospitalar praticada na atualidade e a inserção de novas tecnologias no processo educacional de estudantes hospitalizados.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma pesquisa quantitativa/qualitativa. Com base nesse contexto, a metodologia adotada foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com abordagem qualitativa. Buscou-se com a pesquisa exploratória estabelecer critérios, métodos e técnicas responsáveis por orientar a coleta e análise das informações, abrangendo estudos científicos relevantes que pudessem ampliar a reflexão significativa e crítica dos fenômenos que deveriam ser elucidados, ainda, vale ressaltar que a pesquisa permitiu o entendimento dos referenciais teóricos mais relevantes a respeito da temática proposta, possibilitando inicialmente o levantamento de estudos que abordassem sobre a prática da pedagogia hospitalar no Brasil e, em segundo momento, a análise da relação existente entre as tecnologias da informação e comunicação e os aspectos educativos, bem como a inserção da plataforma Moodle no ambiente escolar e, então, hospitalar com o intuito de colaborar no processo terapêutico.

Resultados

Apresenta-se aqui apenas os dados mais significativos da pesquisa.
A análise da percepção dos profissionais sobre a configuração da Plataforma Moodle para dar suporte ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes com saúde vulnerável ocorreu a partir da pesquisa envolvendo 45 professores, sendo três de cada disciplina, todos atuantes no Ensino Médio de 1º a 3º ano. Não foram caracterizados os participantes por gênero ou faixa etária.
As perguntas solicitadas no questionário estruturado mais importantes para o desenvolvimento da pesquisa tratavam-se do uso de tecnologias para auxiliar estudantes em situação de tratamento hospitalar, sendo assim, foi perguntado quais eram os recursos utilizados em sala de aula durante o processo de ensino e aprendizagem, informando aos professores que eles poderiam assinalar mais de uma opção. Os resultados demonstraram que o uso de quadro e pincel, do livro didático e de cadernos é apontado por todos os professores que participaram desta pesquisa, subtendendo-se prevalência de um ensino tradicionalista. Todavia, o uso de jogos educativos, computadores, Smartphones e outras mídias também foram apontados pelos profissionais. Considerando o uso de tecnologias e mídias digitais ratifica-se a viabilidade da plataforma Moodle para que os conteúdos sejam levados aos alunos hospitalizados a longo prazo. Nesse sentido, os participantes foram indagados sobre o que acham de os alunos hospitalizados a longo prazo poderem acompanhar os conteúdos apresentados em sala de aula via EAD e com o uso de tecnologias da informação. verificou-se que a maior parte dos professores concordou fortemente com a contribuição da plataforma Moodle para levar conteúdo a esses alunos (56%), enquanto 33% apenas concordou. 11% dos professores discordaram sem maiores informações. Considerando o maior percentual de concordância (concordo e concordo fortemente), ratifica-se a viabilidade de seu uso.

Conclusões/Considerações finais

Avaliando o desenvolvimento deste estudo sobre pedagogia hospitalar, percebeu-se que os objetivos propostos foram alcançados à média em que o estudo foi-se desenvolvendo, por meio das reflexões teóricas, da metodologia e do resultado das análises. A partir das experiências adquiridas por intermédio desta pesquisa, foi possível alcançar subsídios teóricos mediante pesquisas da prática pedagógica nos hospitais, dando a oportunidade de analisar o fazer pedagógico, observando-se que no decorrer do tratamento, os indivíduos constroem “significados”, baseados em conteúdo e conceitos formulados pelo hospital e que são de extrema valia e refletem diretamente no processo terapêutico.
Conclui-se ainda que o e-learning, como forma de ensino à distância, utilizando-se das TICs, agrega acessibilidade, velocidade, atualização, armazenamento, distribuição e compartilhamento instantâneo de informações aos usuários, facilitando o processo de ensino e aprendizagem e atendendo às necessidades da sociedade atual, especialmente dos adolescentes em fase escolar que antecede o acesso ao ensino superior.
A partir dos resultados, vale ressaltar que investir no conhecimento sobre EAD e continuar trilhando um caminho de parcerias entre as TICs e a Pedagogia Hospitalar, por meio da promoção de políticas públicas que visem a formação de professores e pedagogos para a Pedagogia Hospitalar e para instruí-los sobre como utilizar as ferramentas da EAD é de grande valia e podem funcionar como aliados do processo de recuperação de saúde da criança e do adolescente em fase de tratamento hospitalar.
Acredita-se que a maior contribuição deste estudo é a proposta de rompimento com o preconceito de que o estudante com a saúde vulnerável não pode fazer planos e se preparar para projetos de vida, como ser aprovado na prova do ENEM ou em um teste seletivo de vestibular, e como consequência disso, ingressar em um curso de nível superior. O estímulo aos estudos a crianças e jovens hospitalizados, de forma equilibrada e apropriada, podem contribuir positivamente para a integridade física e a recuperação desses estudantes.
Ressalta-se, por fim, que apesar desse produto educacional ter sido desenvolvido para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, pode ser facilmente adaptado para outras etapas da Educação Básica, sugerindo que pesquisas futuras também considerem a percepção de estudantes de outras etapas da educação que estejam hospitalizados, com vistas a fazer adaptações necessárias ao atendimento de seus anseios e necessidades.

Área

Clínica Médica

Instituições

Univille - Universidade da Região de Joinville - Santa Catarina - Brasil, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Pablo Alex Laroca Gomes, Antonio Carlos de Francisco