15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MICROSSANGRAMENTOS DIFUSOS COMO MANIFESTAÇÃO EM ENCEFALOPATIA ASSOCIADA À SEPSE

Introdução/Fundamentos

Encefalopatia associada à sepse é uma disfunção cerebral difusa induzida por resposta sistêmica à infecção sem evidencia clínica e laboratorial de infecção direta em SNC.

Objetivos

Este estudo tem por objetivo relatar um caso de encefalopatia associada a sepse com manifestaçao atípica de microssangramentos difusos em encéfalo.

Caso

E.P.P, 51 anos, feminina, previamente portadora de hipertensão, depressão, tabagista, admitida devido celulite em coxa esquerda, cursando com piora clinica e choque séptico complicado com insuficiência renal aguda dialítica e trombose de membro inferior direito necessitando de amputação em região suprapatelar ipsilateral.
Ao despertar do coma, apresentou alteração do sensório associado à tetraparesia, movimentos mastigatórios para direita, diplegia flacida, perda do reflexo oculomotor, bem como movimentos remetendo descerebração. Realizados tomografia de crânio e eletroencefalograma, que evidenciaram edema cerebral em fossa posterior sem sinais de hemorragia, além de encefalopatia difusa sem descargas epilépticas. Realizada ressonância de encéfalo que mostrou pequenos depósitos de hemossiderina distribuídos de forma difusa pelo parênquima encefálico, achados compatíveis com microssangramentos, provavelmente relacionados ao quadro de sepse. Ao longo da internação evoluiu com delírio e síndrome de Capgras tendo ainda diagnosticada polineuropatia do doente crítico. Ao longo da evolução apresentou resolução da sepse, melhora dos sintomas neurológicos, assim como da força muscular. Recebeu alta no octagésimo dia de internação com recomendação de manter medidas de reabilitação, devido a tetraparesia.

Conclusões/Considerações finais

De acordo com estudos, a patogênese da encefalopatia por sepse é multifatorial e pode manifestar de diversas formas. No presente caso as manifestações neurológicas associadas aos achados de imagem sugerem uma apresentação atípica secundaria ao choque séptico.

Palavras-chave

Área

Clínica Médica

Autores

Guilherme Zini Reis, Felipe Ibiapina dos Reis