15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

LINFOHISTIOCITOSE HEMOFAGOCÍTICA SECUNDÁRIA A INFECÇÃO POR HISTOPLASMOSE EM UM PACIENTE IMUNOCOMPROMETIDO

Introdução/Fundamentos

A linfohistiocitose hemofagocítica ou síndrome hemofagocítica é uma doença de etiologia e fisiopatologia pouco clara, ativada pela proliferação benigna e maciça de histiocitos maduros com hemofagocitose intensa na medula óssea, baço e gânglios linfáticos.

Objetivos

O presente estudo tem como objetivo, apresentar o relato de caso de um paciente portador de imunodeficiência adquirida com Síndrome Hemofagocítica secundária a infecção por Histoplasmose.

Caso

Homem, 36 anos, sexo masculino, com síndrome de imune deficiência adquirida, com queixa de perda de peso acentuado, 20 kg em 4 meses, inapetência, dificuldade para deambular e fraqueza de MMII, vertigem esporádica, febre persistente. Durante internação paciente apresentou piora do quadro geral, pancitopenia, associado a aumento das transaminases. Realizado exames laboratoriais e mielograma que elucidaram diagnóstico de Síndrome linfohistocitose hemofagocítica por infecção por Histoplasmose. Realizado tratamento com anfotericina B e corticoide, com boa resposta clínica.

Conclusões/Considerações finais

.

Palavras-chave

A Síndrome hemofagocítica é uma síndrome potencialmente fatal. Sua importância se dá, não apenas pela sua malignidade, mas também pela necessidade de um diagnóstico precoce para assim alcançar um desfecho favorável.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Municipal Moysés Deutsch - São Paulo - Brasil

Autores

Silvana Ellen Ribeiro Papp, Fagones de Souza Oliveira, Flávia Fernandes Moreira, Diogo Hasue Kogiso, Camila Bertoldo Pinheiro