Regulamento para submissão de trabalhos
Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo.
1. DO PRAZO
A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 16 de setembro de 2022.
2. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
3. DO ENVIO DOS RESUMOS
Os resumos dos pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
As informações sobre co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar com sua inscrição confirmada no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.
As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.
O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.
O autor correspondente deve estar com sua inscrição confirmada no congresso, ele será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo UM trabalho. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO co-autores).
ATENÇÃO:
NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.
4. REGRAS DE REVISÕES
4.1 TIPOS DE PESQUISA
1) relatos de caso;
2) estudos observacionais;
3) estudos experimentais.
4.2 CRITÉRIO DE REVISÃO NAS COMISSÕES
ADERÊNCIA:
1) o tema abordado deve ser relacionado à ciência do solo
2) o tema deve estar adequadamente enquadrado na subcomissão
COERÊNCIA:
1) os itens textuais devem estar relacionados ao mesmo tema
2) as conclusões devem responder explicitamente aos objetivos definidos
4.3 CRITÉRIOS DE ADERÊNCIA AO EVENTO
Os resumos devem ter relação com o estudo do solo como recurso natural, incluindo:
1) estudos de suas propriedades (químicas, físicas e biológicas);
2) classificação e mapeamento;
3) estudos das interações das propriedades do solo com o seu uso, gestão e com a qualidade e segurança ambiental e do alimento.
4.4 CRITÉRIO DE ADERÊNCIA ÀS ÁREAS TÉCNICAS
1) Biologia e microbiologia:
Métodos de análise; Desenvolvimento de instrumentos de quantificação de indicadores biológicos e microbiológicos do solo; Fauna do solo; Micorriza; Bactérias, fungos e actinomicetos; Rhizobium, Bradyrhizobium; Outros fixadores de nitrogênio; Rizobactérias promotoras do crescimento de plantas (RPCPs); Atividade e, ou, massa microbiana; Qualidade biológica do solo.
2) Fertilidade do solo:
Métodos de análise de solo e de material vegetal; Desenvolvimento de instrumentos de quantificação de indicadores de fertilidade do solo; Amostragem do solo e de plantas; Disponibilidade de nutrientes no solo; Cinética de absorção e translocação de nutrientes; Acidez e calagem; Diagnose foliar; Soluções nutritivas e hidroponia; Matéria orgânica, adubação orgânica, adubação verde; Fertilização e nutrição de culturas anuais e perenes; Nutrição mineral e eficiência de plantas na absorção de nutrientes; Tolerância de plantas a fatores adversos; Reciclagem e balanço de nutrientes; Biofortificação.
3) Fertilizantes, corretivos e condicionadores:
Métodos de análise e desenvolvimento de instrumentos de controle de qualidade de corretivos e fertilizantes; Métodos de aplicação de corretivos e fertilizantes; Corretivos da acidez; Corretivos de alcalinidade e salinidade; Tecnologia de novos fertilizantes; Fertilizantes não convencionais; Formulações, fertilizantes mistos; Mercado de corretivos e fertilizantes; Compatibilidade de misturas de fertilizantes; Fertilizantes orgânicos e organo-minerais; Fertilizantes foliares; Fertilizantes fluidos; Gesso agrícola; Resíduos inorgânicos e produtos não convencionais como fonte de nutrientes.
4) Física do solo:
Métodos de análise; Desenvolvimento de instrumentos de quantificação de indicadores físicos do solo; Tomografia; Água no solo, movimento da água, permeabilidade do solo; Estrutura, porosidade, aeração, compactação; Textura; Temperatura do solo; Selamento superficial; Mecânica do solo, consistência, cisalhamento; Teoria fractal; Relação solo-água-planta-atmosfera; Qualidade física do solo.
5) Manejo e Conservação do solo e da água:
Práticas conservacionistas: edáficas, mecânicas, vegetativas; Alterações das propriedades físicas e químicas pelo manejo; Desertificação, degradação, recuperação de áreas degradadas; Funções e serviços dos solos; Manejo de solos de várzea; Métodos de controle de erosão; Erosividade e erodibilidade; Avaliação de perdas por erosão; Hidrologia e manejo de bacias hidrográficas; Manejo de água, irrigação e drenagem; Aptidão agrícola da terra; Avaliação da qualidade do solo; Sistemas de produção (preparo do solo, plantio direto, preparos conservacionistas, rotação/sucessão de culturas, manejos de resíduos); Sistemas agro–silvo–pastoris, integração lavoura–pecuária; Consumo de água pelas culturas; Desenvolvimento e avaliação de máquinas e implementos; Agroecologia; Agricultura de precisão; Solos urbanos, agricultura urbana.
6) Pedologia:
Métodos de análise; Reserva mineral do solo; Intemperismo; Mineralogia da fração argila e frações grosseiras; Geologia e Geomorfologia aplicada a solos; Pedogênese; Mineralogia do solo; Morfologia; Micromorfologia; Levantamento e Classificação do solo; Etnopedologia; Aptidão agrícola e capacidade de uso das terras; Uso não agrícola dos solos; Fotointerpretação e sensoriamento remoto; Mapeamento digital de solos.
7) Poluição do solo e segurança do alimento:
Poluição por sedimentos em áreas rurais e urbanas; Poluição biológica do solo; O solo como depositário de resíduos urbanos e industriais (reciclagem, descarte); Poluição atmosférica por gases originados no solo; Poluição por agrotóxicos e outros produtos químicas; Poluição por corretivos e adubos orgânicos e minerais; Poluição por substâncias orgânicas; Poluição de mananciais hídricos; Metais pesados; Degradação e movimentação de herbicidas e pesticidas; Biorremediação de solos contaminados; Fitoextração de metais pesados; Recuperação de solos poluídos; Aspectos gerais de segurança do alimento; Normas de uso de resíduos industriais, urbanos e agrícolas; Utilização de agrotóxicos e a segurança do alimento; Utilização de resíduos urbanos, industriais e rurais e a segurança do alimento; Utilização de adubos (orgânicos e sintéticos) e corretivos e a segurança do alimento; Geomedicina.
5. DATAS IMPORTANTES
Recebimento de Resumos: 16/09/2022 às 23h59
Divulgação dos Resultados: 21/10/2022
Recebimento do Pôster: 09/11/2022
6. REGRAS DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS
1) O tema abordado deve estar relacionado à ciência do solo;
2) O resumo deve ser adequadamente enquadrado dentro de uma das sub comissões científicas;
3) O resumo deve ter sido revisado por um professor ou pesquisador vinculado à uma instituição de ensino superior ou pesquisa, cujo nome deve ser informado e constará como revisor do resumo nos anais do evento;
4) O resumo deve ser enviado dentro do prazo estipulado;
5) A revisão pela comissão científica do evento será feita quanto à aderência do resumo ao escopo do evento (ciência do solo) e à subcomissão científica ao qual foi vinculado, e quanto à coerência dos itens textuais (introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e conclusão);
6) As conclusões do resumo devem responder explicitamente aos objetivos definidos;
7. DA ELABORAÇÃO, CONFECÇÃO E APRESENTAÇÃO DO PÔSTER
O pôster impresso deverá ser elaborado no seguinte formato:
- Na primeira e segunda linhas devem constar, de forma centralizada no painel, em toda sua extensão, o título do trabalho (informativo e breve, escrito em letras maiúsculas e negrito); o(s) nome(s) do(s) autor(es) e apresentador sublinhado, sua(s) respectiva(s) instituição(ões) e o e-mail do primeiro autor ou de um dos autores, entre parênteses.
- A menção às agências financiadoras deverá ser feita ao final do texto.
- Estrutura e diagramação: Utilizar a mesma sistematização dos resumos: Introdução, Objetivos, Metodologias*, Resultados* (*ou "descrição do caso", quando se tratar de relatos de caso), Conclusão e Referências Bibliográficas.
- O pôster deverá ser autoexplicativo, obedecendo à dimensão total de 0,90cm de largura x 1,20m de altura, tipo Banner (pôster com dimensões fora do padrão não poderá ser afixado no local de exposição.
- As fontes utilizadas deverão permitir leitura a uma distância de 2 metros.
- Fixação para exposição: Será de responsabilidade do apresentador a colocação e retirada do pôster no local de exposição, bem como pelos materiais para fixação de seu trabalho no espaço designado pela Comissão Organizadora e obedecendo a numeração que será divulgada no site do evento. Trabalhos não retirados em data e horários divulgados posteriormente serão destruídos.
- A impressão, o transporte e o descarte do pôster são de responsabilidade dos autores.
- Apresentação: Os painéis ficarão em exposição obedecendo escala divulgada no site do congresso quando da confirmação de que o trabalho foi aceito. Pelo menos um dos autores deverá permanecer no local durante o turno em que o trabalho será avaliado.
- O envio do pôster em PDF deverá ser na area do Congressista, após o resumo ter sido aprovado, na aba "Trabalhos" e "Re-Submissão".
- Será de responsabilidade do apresentador o envio do pôster, até a data prevista neste regulamento.
- Clique aqui para baixar o template padrão.
8. DOS CERTIFICADOS
Os certificados estarão disponíveis no site do congresso vinte dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.