Regulamento Trabalhos Científicos 2021
REGULAMENTO PARA INSCRIÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS TEMAS LIVRES
Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu resumo. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.
1. DA FORMA DE APRESENTAÇÃO E SELEÇÃO PARA PREMIAÇÕES
- Receberemos Temas Livres nas categorias Trabalho Científico e Relatos de Caso.
- Todos os trabalhos aprovados serão apresentados na forma de e-pôster, durante o congresso.
- Os 40 melhores Temas Livres serão apresentados na forma de e-pôster, durante o congresso e terão a publicacão do trabalho completo, segundo normas da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (www.sbcm.org.br).
- Serão premiados, em dinheiro, os 2 melhores trabalhos (1 (um) da área médica e 1 (um) da área acadêmica) selecionados.
- Os trabalhos premiados no Congresso serão divulgados durante a selenidade de encerramento (dia 11/10 as 17h30).
- Para inscrever Temas Livres os autores devem estar inscritos no Congresso.
2. DO PRAZO PARA ENVIO DOS TEMAS LIVRES
A data limite e improrrogável para o envio dos resumos é o dia 30 de agosto (prorrogado até 08 de setembro) de 2021 às 12h00. Após esta data as inscrições de temas livres serão consideradas encerradas.
3. DA PREMIAÇÃO
- Apresentações dos E-Pôster, com arguição.
R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) - Para área médica
R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais) - Para área acadêmica
4. DO RECEBIMENTO DO PRÊMIO
Os autores dos trabalhos premiados deverão encaminhar o trabalho completo para publicação contendo os seguintes itens: título, autores, filiação institucional, resumo, introdução, métodos, resultados, discussão, conclusão, bibliografia, segundo normas da Revista da Sociedade Brasileira de Clínica Médica (www.sbcm.org.br). O autor principal também deverá proceder a assinatura do termo de cessão dos direitos autorais para a Revista, a qual dará sequência ao processo editorial para publicação.
5. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS RESUMOS
Somente serão analisados pela Comissão Científica de Trabalhos os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras e apresentarem os seguintes conteúdos obrigatórios:
- Fundamentação/Introdução: o(s) marco(s) teórico(s) que deflagrou(aram) a realização do trabalho deverá(ão) ser claramente descrito(s) em uma ou duas frases;
- Objetivos: enunciar claramente o(s) objetivo(s) do trabalho;
- Delineamento e Métodos: OBRIGATORIAMENTE indicar o tipo de estudo (quantitativo/qualitativo, observacional/experimental, caso e controle, prospectivo/retrospectivo, ensaio clínico etc.).
- Resultados: devem ser apresentados com detalhes que possibilitem a interpretação e justifiquem as conclusões. Não serão permitidos a inserção de tabelas e gráficos nos resumos. Ao apresentar resultados de testes estatísticos, apresentar somente os resultados significativos.
- Conclusões/Considerações Finais: apresentar apenas as conclusões amparadas pelos dados apresentados nos resultados, e coerentes com os objetivos propostos.
NÃO serão aceitos trabalhos de REVISÃO DE LITERATURA
Em se tratando de trabalho na modalidade RELATO DE CASO, serão aceitos apenas aqueles que comprovarem interesse e validade científica, segundo julgamento e critérios da Comissão Científica de Trabalhos. Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso.
5.1. FORMATAÇÃO DOS RESUMOS
O número máximo de caracteres por resumo é de 2500 (incluídos os espaços), excluídos o título, o nome dos autores, a filiação institucional e as palavras-chave. O uso de abreviaturas somente será permitido se precedidos por uma menção anterior no texto. O título deverá conter no máximo 250 caracteres e não será contado no total do resumo.
É obrigatória a menção (e farão parte da contabilização do número total de caracteres) dos textos “Introdução/Fundamentos”; “Objetivos”; “Delineamento/Métodos”, “Resultados”, “Conclusões/Considerações finais”, Descritores.
- Não utilize no resumo frases do tipo “os resultados serão mostrados”.
- Não inclua agradecimentos e não mencione no resumo fontes financiadoras.
- Sempre que possível, omita no corpo do texto o nome da instituição aonde o trabalho foi desenvolvido.
5.2. DO ENVIO
Os Resumos dos Pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.
As informações sobre coautores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O autor apresentador deverá estar inscrito no congresso e deverá ser o autor responsável pelo envio.
As bibliografias consultadas NÃO devem ser enviadas através do resumo, mas devem ser obrigatoriamente expostas durante a apresentação dos trabalhos, no formato ABNT.
O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso.
O autor-relator deve estar inscrito no congresso e será o responsável em cadastrar o resumo e poderá apresentar no máximo DOIS trabalhos. Não há limite para participação como coautor. Entretanto, cada resumo poderá ter no máximo CINCO autores (UM autor-relator e QUATRO coautores).
ATENÇÃO:
NÃO será permitida a inclusão de novos coautores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.
DATAS IMPORTANTES
Informações | Período |
Recebimento de Resumos | De 01/03 a 08/09 às 12h00 |
Divulgação dos Resultados | 30/09 |
Recebimento dos e-pôsteres | De 30/09 a 07/10 |
IMPORTANTE: Não serão aceitos e-pôsteres após a data limite. Os resumos cujo trabalho final não seja enviado serão automaticamente desclassificados.
6. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS RESUMOS
O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:
Revisão e Avaliação: Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:
- Originalidade e relevância;
- Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
- Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
- Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.
7. DA CONFECÇÃO DO PÔSTER ELETRÔNICO (APÓS A AVALIAÇÃO E APROVAÇÃO DOS RESUMOS)
7.1 FORMATAÇÃO DO E-PÔSTER
Com o objetivo de transformar o processo de apresentação dos temas livres no formato e-pôster, estamos descrevendo abaixo algumas orientações importantes para envio de seu trabalho no formato final de apresentação. Por favor leia atentamente estas informações:
- O e-pôster deverá ser autoexplicativo. Sugere-se que seja estruturado contemplando os seguintes subtítulos (quando aplicáveis): Título, Autores e afiliações institucionais, Introdução / Justificativa / Fundamentação, Objetivos, Delineamento / Métodos, Resultados, Discussão, Conclusões / Considerações finais, Bibliografias (adotar as normas da ABNT) e endereço eletrônico (ou postal) de contato do autor principal.
- Seu e-pôster deverá ser enviado EXCLUSIVAMENTE no formato PDF e somente através do link disponível nesta página.
- O título do e-pôster deve ser idêntico ao do resumo enviado previamente para avaliação. Abaixo do título (deixando uma linha de espaço) em letra menor deverá conter o nome dos autores e suas respectivas vinculações institucionais. Quando houver mais de um autor, separá-los por ponto e vírgula.
- Procure não utilizar imagens muito pesadas como fundo dos slides para não gerar arquivos que possam dificultar o seu envio (máximo 5MB).
- Sua apresentação deverá ter 1 página.
- O uso de tabelas e gráficos é permitido no arquivo final de apresentação.
- Utilize negrito nas letras, evite o itálico.
- Utilize itálico apenas para indicar termos em outros idiomas.
- Os e-pôsteres que forem desenvolvidos em Power Point deverão ser salvos em formato PDF antes de seu envio. O SISTEMA NÃO ACEITARÁ ARQUIVOS EM OUTRO FORMATO.
- Clique aqui para baixar o LAYOUT PADRÃO DO E-PÔSTER.
Obs: A entrega em prazo hábil para apresentação é de responsabilidade do apresentador (autor ou coautor). A organização do Congresso não se responsabiliza por trabalhos entregues fora do prazo estabelecido (data, local e forma de envio serão divulgados nesta página tão logo haja esta definição).
Trabalhos apoiados integral ou parcialmente por instituições de fomento à pesquisa devem ter citadas a fonte de apoio. É sugerido a todos os autores que declarem se o estudo foi ou não aprovado/analisado pelo Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos da instituição na qual foi desenvolvido.
8. DA PUBLICAÇÃO
Todos os trabalhos que forem selecionados, poderão ser submetidos à avaliação do Conselho Editorial da Revista da SBCM para publicação desde que, obrigatoriamente, sejam enviados também na forma completa de acordo com as normas da Revista. (www.sbcm.org.br).
9. DOS CERTIFICADOS
Os certificados estarão disponíveis no site do congresso dez dias após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTOR-RELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.