23º Congresso Brasileiro de Economia

Regulamento Trabalhos Científicos


Leia com atenção as instruções a seguir e evite equívocos no momento do envio de seu trabalho. Ao final da página clique no botão que dará acesso ao sistema de envio de trabalhos.

Para submeter seu trabalho é necessário fazer a inscrição no congresso. O pagamento da taxa de inscrição pode ser efetuada após a aprovação do trabalho. O valor a ser pago respeitará a tabela de valores.

Para que o trabalho seja apresentado é obrigatório que pelo menos um dos autores esteja com a inscrição paga.

 

1. DO PRAZO

A data limite para o envio dos trabalhos é o dia 15 de julho de 2019. Após esta data as inscrições dos Trabalhos Científicos serão consideradas encerradas.

2. DAS REGRAS PARA A CONFECÇÃO E INSCRIÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Somente serão analisados pela Comissão Científica os Trabalhos que estiverem de acordo com as seguintes regras: 

2.1 Tipos de trabalho

2.1.1 Artigo Completo

O Artigo Completo deve ser organizado em:

- Título (máximo de 17 palavras) em negrito e nome(s) do(s) autor(es), a respectiva instituição e o endereço eletrônico;
- Resumo/abstract (máximo de 200 palavras);
- Três a cinco palavras-chave;
- Introdução;
- Aspectos Teóricos,
- Metodologia;
- Resultados e Discussão;
- Conclusões e Referências

Deve seguir as regras da ABNT:

Ser apresentado em espaço duplo (mínimo de 10 e máximo de 20 páginas), incluindo notas de rodapé, tabelas e referências, em papel tipo A4, com margem esquerda e superior de 3 cm e margem direita e inferior de 2,5 centímetros, espaço 2,0 e fonte tamanho 12 (Times New Roman). 2.1 As notas de rodapé e tabelas podem ter fontes inferiores ao tamanho 12 (no caso das notas tamanho 10 e das tabelas variando de 10 a 12).2.2 As referências podem ser apresentadas em espaço simples. Apêndices e anexos não serão contados, mas, estão limitados ao máximo de cinco (5) páginas adicionais as 20 páginas previstas.

IMPORTANTE: devem ser enviados dois arquivos com o artigo completo. Um com os autores e outro sem os autores, para a avaliação.

Os artigos científicos deverão ser submetidos unicamente em arquivo formato .doc ou .docx

 

2.1.2  RESUMO PARA E-PÔSTERES

Os resumos dos E-pôsteres deverão ser enviados EXCLUSIVAMENTE através de formulário online disponível no site do evento. Não serão aceitos resumos enviados por quaisquer outros meios.

- O resumo/abstract deverá ter no máximo 500 palavras (excluindo título, nome dos autores e palavras-chaves e referências)
- Deverá apresentar de 3 a 5 palavras-chaves/key-words.
- Deverá apresentar as referências

Obs: O resumo deverá expressar de forma clara os aspectos principais do trabalho (objetivos, metodologia, resultados, conclusão)

2.2 Indicação do Bloco e Área Temática

Bloco I – Políticas Macroeconômicas

Áreas temáticas:
- Política Fiscal e Tributária
- Política Monetária e Financiamento
- Política Cambial e Setor Externo

Bloco II – Desenvolvimento

Áreas temáticas:
- Papel do Estado, Regulação e Privatização
- Economia Regional no contexto da Economia Nacional
- Economia do Crime
- Energia e Sustentabilidade
- Cooperativas/ Economia Compartilhada

Bloco III – Políticas Públicas

Áreas temáticas:
- Previdência e Política Social
- Mercado de Trabalho
- Distribuição de Renda, Desigualdade Social e Diminuição da pobreza
- Ecossistemas de Inovação/Fintech

Bloco IV – Relações e Inserção Internacional

Áreas temáticas:

- Globalização 2.0 e Relações Internacionais
- Abertura Comercial e Inserção Internacional
- Financeirização
- Criptomoedas


2.3. DO ENVIO

2.3.1 As informações sobre autor e co-autores deverão ser inseridas separadamente, informando o e-mail de cada um. O responsável pelo envio deverá estar inscrito no congresso.

2.3.2 O envio do trabalho científico representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o congresso. 

2.3.3 Cada pessoa poderá enviar no máximo TRÊS trabalhos. Não há limite para participação como co-autor. Entretanto, cada trabalho poderá ter no máximo QUATRO autores (UM autor e TRÊS co-autores). 

2.3.4 É obrigatório que pelo menos um autor/co-autor seja economista.

ATENÇÃO: NÃO será permitida a inclusão de novos co-autores após a confirmação do envio da versão final do resumo através da internet.

2.3.5 Serão aceitos apenas trabalhos enviados em PORTUGUÊS.

3.DA APRESENTAÇÃO

3.1 Oral:

3.1.1 A apresentação será em sala com projetor de multimídia, contando com a presença de um presidente responsável pela coordenação dos trabalhos.

3.1.2 Os autores terão no máximo 15 minutos para a apresentação. Serão destinados mais 5 minutos para debates.

3.1.3 O arquivo com os slides da apresentação deverá ser entregue no mídia desk, no dia da apresentação, com antecedência mínima de 60 minutos.

3.1.4 No dia de sua sessão, o apresentador deverá comparecer 30 min antes no local indicado de sua apresentação.
 

(Clique aqui para baixar o template da apresentação)

3.2 Exposição dos pôsteres:


3.2.1 Os e-pôsteres serão expostos, durante todo o congresso, em Totens com projeção em tela na vertical.

3.2.2 O e-pôster será apresentado em em tela única.

3.2.3 O arquivo com o e-pôster deverá ser enviado até 13/09/2019, pelo site do congresso.  Acesse a área do congressista com seu login e senha e clique em “Trabalho”.

Importante: O arquivo deve ser enviado unicamente em formato PDF.
O arquivo que não for enviado em PDF não poderá ser apresentado.



(Clique aqui para baixar o template do e-pôster)

4. DATAS IMPORTANTES

Recebimento de trabalhos: até 15 de julho de 2019.

Divulgação dos Resultados: até 22 de agosto de 2019

Envio do e-pôster: até 13/09/2019

5. DA APROVAÇÃO E SELEÇÃO DOS TRABALHOS

O processo de aprovação e seleção será realizado do seguinte modo:

Revisão e Avaliação: todos os trabalhos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Científica de Trabalhos, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões.

6. DOS CERTIFICADOS

6.1 Os certificados estarão disponíveis no site do congresso em até vinte dias após o término do congresso. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome da pessoa responsável pelo envio do mesmo, citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

6.2 O melhor trabalho científico selecionado em cada sala, durante apresentação oral, receberá um certificado de mérito.

7. DA PUBLICAÇÃO

7.1 Será publicado em formato eletrônico no site do CORECON os Anais com os trabalhos aprovados e apresentados durante o congresso.

7.2 Os resumos dos melhores trabalhos serão indicados para a publicação na Revista do COFECON e do CORECON/SC.

 

Submeta aqui seu trabalho