Dados do Case
Título
PANDEMIA: CRISE OU OPORTUNIDADE?
Resumo do case
Com o advento da pandemia, infelizmente, muitos escritórios de advocacia passaram por crise financeira e vieram a fechar as portas, o que felizmente não foi o caso de nosso escritório.
Doutor Matheus e seu time, viram na crise, uma oportunidade de crescimento, buscando novos clientes e expandindo os atendimentos, até então, restrito aos Estados de SC e SP, para as 27 Unidades Federativas.
A pandemia afastou as pessoas fisicamente, forçando que as reuniões, até então em sua maioria presenciais, passassem a ser obrigatoriamente virtuais, assim como as audiências, o que facilitou o alcance dos clientes pelo escritório.
Ou seja, a pandemia nos fez enxergar a oportunidade de buscar novos negócios em outros Estados, atendendo clientes em potencial por meio de videoconferência.
De 2020 para 2023, nosso time passou de 6 (seis) para 20 (vinte) pessoas, bem como uma rede de advogados parceiros que prestam serviços pontuais sob demanda - atualmente contamos com mais de 50 (cinquenta) advogados parceiros -, tudo para maior alcance e melhor atendimento de nossos clientes no formato full service.
Originário da língua inglesa, o termo full service, tem como tradução literal, Serviço Completo, ou seja, é a prestação de Serviços Jurídicos com a oferta de especializações em diversas áreas do direito, e, este é o modelo que melhor descreve nosso escritório, porque somos voltados à assessoria jurídica e preventiva de pessoas físicas e jurídicas, em diversas áreas do direito.
Por este motivo, nosso escritório conta com tecnologia de ponta, o que facilita a aproximação e o atendimento de nossos clientes em todo território nacional, bem como no exterior.
Dr. Matheus Santos, idealizador do Escritório de Advocacia Matheus Santos Advogados (MSA), reuniu uma equipe de advogados e assessores jurídicos com larga experiência e conhecimento em diversas áreas do Direito, habilitados a empreender a mais ampla gama de serviços jurídicos.
Ser fonte de soluções e segurança jurídica para as operações diuturnas dos nossos clientes, tudo isso com comprometimento, conhecimento do negócio, eficiência e qualidade.
A cultura que vem embutida com a criação do escritório permite transmitir valores éticos e os padrões de excelência à todos os integrantes da banca.
Nossa equipe de advogados e estagiários, estão em constante atualização, e, são liderados por profissionais que possuem considerável experiência no mundo jurídico, empresarial e público.
Habituados com a rotina das empresas, necessidades de seus representantes e apreço pelo mundo acadêmico, dentre as especificações e tendências profissionais de cada um.
Além dos advogados associados, atualmente, nossa banca conta com uma rede de advogados parceiros composta por mais de cinquenta especialistas, tudo para entregar a melhor solução em tempo hábil ao nosso cliente.
A matéria-prima de qualquer escritório de advocacia é o seu quadro profissional, ou seja, as pessoas! Por essa razão, a excelência de nossa equipe que marca a preponderância é o diferencial para o atendimento.
Atuamos de forma ética, moral e eficiente, visando proporcionar a maior segurança aos nossos clientes.
Nossos parceiros e correspondentes são a extensão de nosso escritório e contam com a mesma capacitação que nossos associados. Contar com nossa equipe, é a certeza de segurança jurídica.
Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)
Ver na crise a oportunidade de buscar novos negócios em outros Estados, atendendo clientes em potencial por meio de videoconferência.
De 2020 para 2023, nosso time passou de 6 (seis) para 20 (vinte) pessoas, bem como uma rede de advogados parceiros que prestam serviços pontuais sob demanda - atualmente contamos com mais de 50 (cinquenta) advogados parceiros -, tudo para maior alcance e melhor atendimento de nossos clientes.
Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)
Mudamos para um espaço físico maior, isso porque de 2020 para 2023 nosso time cresceu de 6 (seis) já incluindo nosso CEO, para 20 (vinte) colaboradores e associados.
Instalamos equipamentos de áudio e vídeo em todas as salas de reuniões do escritório, bem como desenvolvemos duas cápsulas de atendimento totalmente acústicas, com inspiração na tecnologia e design japonês, tudo para aproximar e humanizar o atendimento de nossos clientes, que até 2020 era concentrados em SC e SP e hoje, graças à tecnologia de ponta e todo o esforço do time, estamos presentes nas 27 Unidades Federativas.
No ano de 2022 nos inscrevemos para o selo do Great Place to Work (GPTW), alcançando com êxito o percentual de satisfação necessário para a obtenção do selo.
Ainda, para maior agilidade no atendimento, diferentemente dos demais escritórios em que o cliente ajusta um horário com a secretária, nós inovamos e ousamos dizer sermos pioneiros no Brasil em relação a criação de grupos de whatsApp para atendimento rápido, prático e humanizado ao cliente.
Todas as demandas e dúvidas diárias que surgem os clientes enviam no grupo e são prontamente atendidos por nosso time, o que otimiza em muito o tempo do cliente empresário que não dispõe de tempo para marcar uma reunião para tirar dúvida rotineira.
Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)
1) Mudamos para um espaço maior;
2) Implementamos 3 salas de reuniões com equipamento de áudio e vídeo de ponta, para melhor atendimento e aproximação do cliente que não pode se fazer presente em nosso endereço físico;
3) Desenvolvemos duas cápsulas de atendimento totalmente acústicas, com inspiração na tecnologia e design japonês;
4) 95% (noventa e cinco por cento) de nossos colaboradores têm notebook fornecido pelo escritório;
5) 100% (cem por cento) de nossos colaboradores têm telefone celular corporativo, fornecido pelo escritório a fim de facilitar o atendimento ao cliente;
6) Adquirimos um novo software de gestão/controladoria jurídica para um mais completo que suporta todas as melhores ferramentas para controle de prazos e gestão financeira;
7) Aumentamos nosso drive para guarda e gestão de dados e documentos de clientes;
8) Digitalizamos 100% dos documentos físicos que haviam no escritório e, não trabalhamos mais com documentos impressos, somente digitais;
9) Nos inscrevemos e obtivemos com êxito o selo do GPTW.
Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)
1) De 2020 para 2023 aumentamos nosso time de 06 (seis) para 20 (vinte) colaboradores.
2) De 2020 para 2023, crescemos em 400% (quatrocentos por cento) nosso faturamento, clientes e alcance territorial.
Arquivos
Area
Serviços
Categoria do case
Subcategoria 2: empresa com 11 a 50 colaboradores
Instituições
MATHEUS SANTOS ADVOGADOS - Santa Catarina - Brasil
Autores
MATHEUS SCREMNIN DOS SANTOS, MARILÚ CRISTINA HARBS