Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

METODO COMUNICAÇAO 4.0

Resumo do case

Ter uma comunicação estratégica está entre as 5 habilidades mais importantes para o sucesso dos negócios. Os empresários vivem um novo momento e demandam mais resultados em menos tempo. A Tudo Comunica realiza treinamentos em comunicação e oratória há 12 anos e, em 2021, identificou a necessidade de inovar os processos para beneficiar seus clientes e impulsionar seus resultados.

Com o objetivo de padronizar os treinamentos, foi criado o MÉTODO COMUNICAÇÃO 4.0. Um treinamento rápido, inovador e efetivo para empresários. O foco é na alta performance da comunicação, tanto no âmbito interpessoal quanto digital. O método consiste em 4 pilares: clareza, segurança, autenticidade e conexão.

A iniciativa teve como base 800 atendimentos realizados ao longo de 10 anos, somados à experiência das
gestoras da empresa, Thaiz Didoné e Janete Didoné. Os dados coletados na avaliação são distribuídos em um gráfico de desempenho que definem conteúdos, técnicas e dinâmicas de fixação para o treino da comunicação. Ao final, o cliente recebe um manual digital personalizado para melhoria contínua.

O MÉTODO COMUNICAÇÃO 4.0 impactou positivamente nos resultados da empresa. Entre eles, a redução da carga horária dos treinamentos em 50%; maior efetividade da capacitação para os clientes; aumento em 20% no volume de vendas; reajuste do preço do serviço com 60% de valorização; nota máxima de avaliação dos clientes no Google (5 estrelas) e certificação da empresa como consultora do Sebrae SC.

Desde que foi lançado, o novo formato já beneficiou cerca de 200 empresários, que comprovaram seus resultados em reuniões e apresentações.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Objetivo geral:
- Padronizar os treinamentos em comunicação

Objetivos específicos:
- Melhorar a experiência do cliente no treinamento
- Reduzir a taxa de desistência
- Aumentar a efetividade das capacitações
- Escalabilidade da prestação do serviço
- Aumentar o valor agregado do treinamento
- Criar de um médoto de treinamento exclusivo

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

A empresa desenvolveu um método de treinamento em comunicação para empresários MÉTODO COMUNICAÇÃO 4.0. A inovação resultou em melhorias expressivas na forma de prestação do serviço, no processo de vendas, no nível de satisfação do cliente e na percepção de valor em relação ao serviço.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

As etapas realizadas para atingir os objetivos foram:
- Identificação dos pontos de dificuldade apresentados com mais frequência em cerca de 800 atendimentos realizados ao longo de 10 anos.
- Análise das habilidades necessiárias para uma comunicação de alto desempenho (com base nas formações em Jornalismo e Fonoaudiologia; pós-graduações em Comunicação, Marketing e Negócios; capacitações; bibliografias da área e experiências em educação corporativa)
- Classificação de 40 itens fundamentais para o empresário ter uma comunicação estratégica.
- Formatação da avaliação em 4 pilares; clareza, segurança, autenticidade e conexão.
- Definição de conteúdos, técnicas e dinâmicas de fixação para o treino da comunicação.
- Adaptação do design do formulário de avaliação dos clientes.
- Distribuição dos dados em gráfico de desempenho da comunicação do cliente.
- Criação do manual personalizado de comunicação para melhoria contínua do cliente.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

Resultados observados entre março de 2021 e dezembro de 2022.
- Redução da carga horária dos treinamentos em 50% com maior efetividade no resultado (de 8 horas para 4 horas);
- Retenção dos clientes até o final do treinamento;
- Aumento no volume mensal de vendas em 20%;
- Aumento no valor do treinamento em 60% com fácil absorção do mercado;
- Avaliação máxima da empresa no Google Negócios (5 estrelas);
- Certificação como empresa consultora em comunicação no Marketing, Atendimento e Vendas pelo Sebrae SC.

Por meio desta inovação vislumbramos novas possibilidades. Com o desenvolvimento do MÉTODO COMUNICAÇÃO 4.0 os próximos passos são a integração de software/aplicativo no processo de avaliação e o início da escalabilidade da prestação serviço, com ampliação da rede de profissionais capacitados a usar o método da Tudo Comunica.

Arquivos

Area

Serviços

Categoria do case

Subcategoria 1: empresa com até 10 colaboradores

Instituições

STUDIO LTDA ME - Santa Catarina - Brasil

Autores

JANETE ARAGONES DIDONE