Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

COMO REDUZIMOS O DESCARTE DE 24.000 EMBALAGENS PLASTICAS E A EMISSAO DE 3.520KG DE CO2 NA NATUREZA

Resumo do case

Um processo de atenção constante da Kuerten Distribuidora de Produtos de Limpeza Ltda sempre foi a armazenagem e distribuição de seus produtos, dentre os quais destaca-se a bombona plástica de desinfetante tem 5 litros o qual representa 16% do peso total das mercadorias transportadas anualmente, o que significa, em termos absolutos, mais 284 toneladas. Assim, a empresa definiu como um objetivo desenvolver um produto substitutivo às bombonas plásticas convencionais. Dessa maneira, ampliamos nossos horizontes e a partir de uma parceria com uma indústria química, desenvolvemos uma solução bastante inovadora. A solução advinda dessa parceria foi a substituição das bombonas plásticas convencionais de desinfetante de 5 litros por sachês de 15ml capazes de serem diluídos em água para produzir a mesma quantidade de desinfetante. Dentre os resultados, destacamos: diminuição de 121 toneladas a menos de peso transportados por ano; redução na emissão de 3.520 kg de CO2; e redução de 24.000 bombonas utiizadas descartadas. Destacamos que essa inovação implementada pela Kuerten Distribuidora empresa fortalece o compromisso com o bem-estar dos nossos colaboradores; a nossa busca constante em oferecer soluções para nossos clientes; e nosso cuidado com os impactos ambientais gerados pela empresa.

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Todas as empresas têm como desafio o aprimoramento de seus processos internos visando ampliar sua eficiência e eficácia. Com as empresas do ramo da distribuição de produtos de higiene e limpeza não é diferente.
Um processo de atenção constante da Kuerten Distribuidora de Produtos de Limpeza Ltda sempre foi a armazenagem e distribuição de seus produtos. Muitos dos itens comercializados pela empresa são volumosos e pesados como, por exemplo, as bombonas plásticas de desinfetante. Cada bombona plástica de desinfetante tem 5 litros de capacidade, aproximadamente 5kg e ocupa um volume de 0,0051m³. Este produto representa 16% do peso total das mercadorias transportadas anualmente, o que significa, em termos absolutos, mais 284 toneladas. Atualmente, são comercializadas, em média, 4.700 unidades por mês. Isso significa que um expressivo espaço do estoque da empresa é ocupado por esse produto, o qual é constantemente manuseado e transportado por nossos funcionários.

As características dessa embalagem implicam alguns pontos de atenção para empresa:
1. o espaço que este item ocupa no depósito da Kuerten Distribuidora de Produtos de Limpeza Ltda;
2. o espaço e o peso que este item ocupa nos armários das empresas clientes;
3. o peso que os funcionários do depósito e da logística carregam diariamente;
4. o impacto ambiental causado pelo descarte das bombonas plásticas após o uso;
5. o custo e o desgaste da frota decorrente do peso dos produtos transportados;
6. custo decorrente das avarias das bombonas (no estoque e no transporte) durante o manuseio.

Diante da relevância desses pontos listados acima, mobilizamos nossos esforços na busca por soluções inovadoras que contribuíssem na mitigação de tais questões. Deste modo, definimos como um objetivo para empresa: Desenvolver um produto substitutivo às bombonas plásticas convencionais que atenda nossos clientes com qualidade; preserve a saúde dos nossos colaboradores; minimize os impactos ambientais; otimize nossa frota; e incremente a eficiência da empresa.

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

A Kuerten Distribuidora de Produtos de Limpeza Ltda., ao longo dos seus 25 anos, está constantemente aprimorando seus processos. A sede da empresa, localizada no Distrito Industrial de São José, tem aproximadamente 3.000 m² e hoje conta com uma variedade de, aproximadamente, 3.200 itens em estoque.
Conforme anteriormente mencionado um dos itens de grande giro são as bombonas plásticas de desinfetante de 5 litros. Pelo volume e peso ocupado por este item, nos últimos anos, a empresa vinha dedicando esforços para encontrar alternativas que minimizem alguns impactos ergonômicos, econômicos e ambiental. O enfrentamento desses desafios não dependia apenas de buscarmos melhorar e/ou aprimorar a forma como já fazíamos o processo. Superar tais desafios implicava um pensamento disruptivo, implicava buscar uma solução “fora da caixa”, ou seja, uma solução inovadora.

Dessa maneira, ampliamos nossos horizontes e a partir de uma parceria com uma indústria química, desenvolvemos uma solução bastante inovadora. A solução advinda dessa parceria foi a substituição das bombonas plásticas convencionais de desinfetante de 5 litros por sachês de 15ml capazes de serem diluídos em água para produzir a mesma quantidade de desinfetante.
Os sachês, que são atualmente produzidos em três fragrâncias, pesam em torno de 17 gramas, ou seja 0,34% do peso da bombona plástica convencional de desinfetante.
Os saches são produzidos à base de alga que, ao entrar em contato com a água, se dissolve totalmente. Assim, basta adicionar um sachê de 15ml em uma bombona retornável para produzir 5 litros de desinfetante. Inúmeras melhorias vieram da implementação dessa inovação, sendo a economia de espaço físico e a diminuição dos descartes das bombonas plásticas já consumidas alguns dos resultados mais imediatos.

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

Para cumprir nosso objetivo, definimos como etapas intermediárias as seguintes estratégias:

• Identificar uma indústria parceira para o desenvolvimento de um produto substitutivo às bombonas plásticas convencionais de desinfetante;
• Testagem do produto com nossos clientes e funcionários a fim de aprimorá-lo e garantir o efeito desejado;
• Implementar o produto no nosso catálogo e realizar o treinamento da equipe de vendas;
• Fechar acordo de exclusividade para todo o sul do país na comercialização dos sachês que hoje contam com a marca própria da Kuerten Distribuidora (Klassic);
• Demonstrar na prática aos nossos clientes as vantagens desta inovação;
• Conscientizar os usuários do produto quanto à sua eficácia, praticidade e mínimo impacto ambiental;
• Substituir progressivamente as bombonas plásticas convencionais pelos sachês biodegradáveis.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

o longo de doze meses, a substituição das bombonas plásticas convencionais pelos sachês biodegradáveis é responsável por importantes resultados. Destacamos alguns:

• Diminuição do desgaste físico dos funcionários do estoque e da logística que passaram a manusear produtos com muito menor peso;
• Aproveitamento da consolidação de carga;
• 11.000km a menos rodados, implicando em conservação da frota;
• 121 toneladas a menos de peso transportados;
• 1.100 litros a menos de óleo diesel consumido;
• Redução na emissão de 3.520 kg de CO2;
• 75 viagens a menos, implicando menor exposição dos motoristas no trânsito;
• Redução no custo do frete de transportadoras;
• Redução de 24.000 bombonas descartadas;
• Melhoria na percepção do cliente quanto ao posicionamento ambiental da empresa.

A implementação dessa inovação não ocorreu sem riscos. Apesar das inúmeras vantagens, apostar na substituição das bombonas plásticas convencionais pelos sachês biodegradáveis depende de uma mudança de comportamento por parte dos usuários do produto. Temos investido esforços nessa frente também para demonstrar o compromisso da empresa com o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) (ou Objetivos Mundiais para o Desenvolvimento Sustentável), uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Por fim, destacamos que essa inovação implementada pela Kuerten Distribuidora empresa fortalece o compromisso com o bem estar dos nossos colaboradores; a nossa busca constante em oferecer soluções para nossos clientes; e nosso cuidado com os impactos ambientais gerados pela empresa.

Arquivos

Area

Comércio

Instituições

KUERTEN DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE LIMPEZA LTDA - Santa Catarina - Brasil

Autores

MARCOS UGLIONE