Prêmio AEMFLO

Dados do Case


Título

INOVAÇAO NO MEIO DO PAO

Resumo do case

Taberna Burger House é uma hamburgueria com 6 anos de atuação, sendo que atualmente somam-se 3 unidades: uma no bairro Campo Duna, Garopaba; uma no Centro de Garopaba; e uma no Centro de Imbituba.
Para continuar crescendo e ter sua marca mais valorizada no mercado, perceberam que deveriam seguir inovando. Por isso, contrataram a assessoria de marketing para renovar, reposicionar sua marca e desenvolver processos de marketing dentro do negócio.
O processo foi de: entendimento do negócio, desenvolvimento do redesign da marca, sua aplicação em todos os pontos de contato com o cliente e estabelecimento de processo de planejamento de ações com base no calendário comercial e sazonal.
O resultado foi uma elevação no valor percebido da marca por parte da equipe do Taberna e dos clientes, uma profissionalização da divulgação e demais ações comerciais, o que se refletiu no aumento do faturamento, ticket médio e fidelização dos clientes.

Vídeo resumo do case: https://youtu.be/fyH9U7zZFSg
Instagram do Taberna: https://www.instagram.com/tabernabr/
Meu instagram: https://www.instagram.com/georginamatos.mkt/

Objetivo geral e específico (Qual foi a ação ou propósito alcançado com a realização do projeto? Exemplo: Diversificação das fontes de receita comparado ao ano anterior; Retenção de capital humano; Alcance dos clientes certos)

Objetivo geral: atuação estratégica da marca no mercado onde está inserida visando maior atratividade e visibilidade da marca.
- Renovação da marca e identidade visual aplicada ao PDV e embalagens;
- Desenvolvimento de uma linguagem visual adequada ao produto;
- Planejamento e execução de ações de marketing internas e externas;

Evidências do cases abordando a temática central: 'inovação' (Cite no mínimo 1 evidência com o foco em inovação realizada em seu case: Exemplos: A empresa desenvolveu uma operação que reduziu o tempo de espera no atendimento ao cliente)

A empresa:
- Renovou sua marca e identidade visual para ser compatível com novo posicionamento pretendido - agregando valor;
- Passou a antecipar ações promocionais planejando de forma sistemática e com antecedência, conectando ativações no ponto de venda com as redes sociais;
- Incluiu produtos no cardápio como estratégia para aumento do ticket médio e, consequentemente, do faturamento;

Estratégias e soluções implementadas para atingir a resolução da ação, com descrição das fases do case (Quais foram as estratégias ou soluções implantadas no projeto? Exemplos: Criação ou contratação de ferramenta ou software)

01) Renovação da marca - inovar sem partir do zero, mantendo características do design anterior, porém trazendo originalidade, jovialidade e técnica para essa nova fase.
Parte importante do processo de renovação foi focar na parte técnica da marca, desenvolvendo manual de uso, estabelecendo padrões de cores, tipografia e orientações de aplicação do logotipo.

02) Aplicação da marca com uma perspectiva mais jovial em tudo que a marca toca. Desenhamos novos padrões para embalagens: primária - seda do lanche e sacos das mini porções, secundária - caixa do lanche, terciária - saco kraft para transporte dos produtos para entrega.
Também fora desenvolvido padrão de uniformes casuais - mirando público jovem da equipe, como também uma próxima fase de lançamento de produtos com marca do Taberna para um espaço de lojinha love brand.
Adesivos, lacres, placas, avatares digitais, proposta de fachada, etc., foram também desenvolvidos.
A aplicação dessa identidade nova vai gradualmente sendo incorporada, respeitando prioridades de investimento, estoque antigo e orçamento destinado.

03) Atenção aos detalhes, colocando o produto em si no lugar de destaque nas mídias, além do desenvolvimento de uma linguagem fotográfica exclusiva, que gerasse um padrão na mente do consumidor. O auxiliando, assim, a perceber sabor, valor e qualidade antes mesmo de experimentar o produto.
Foco em mostrar textura e cores dos alimentos, incluindo poucos elementos cenográficos e mantendo presente as cores da marca - amarelo, azul e preto.

04) Implantação de processos de marketing que envolvessem o planejamento de ações especiais para o calendário comercial, antecipando demandas e planejando ações mais consistentes em datas como dia dos pais, festas regionais, festas de final de ano, dia das mães. O que fez parte a comunicação - no ponto de venda e nas redes sociais, lançamento de edições especiais de produtos, interação com clientes nas redes o no delivery, etc;

05) Inclusão de produtos no menu que possibilitasse o aumento de ticket e um posicionamento mais inovador diante da concorrência - tais como novas opções de bebidas (iced teas, sodas italianas e limonadas), mais opções de sobremesa (sabores novos de milk shake, brownie) e novas porções (frango, batata com catupiry);

06) Novo cardápio com design mais moderno, fotos produzidas de todos os produtos e mudança na organização dos produtos para melhorar a navegação do cliente e, ao mesmo tempo, auxiliar o atendente na venda.

Resultados quantitativos e qualitativos do case (Cite no mínimo 1 resultado quantitativo e 1 resultado qualitativo alcançado no projeto)

- Aumento de 38% no ticket médio entre ano de 2021 e 2022 - e ainda subindo;
- Aumento de 5% no faturamento de 2022 em relação ao ano anterior - sendo que muitas das ações planejadas foram executadas a partir do segundo semestre de 2022;
- Aumento de 21% em recorrência de vendas - taxa de recompra;
- Aumento da percepção de valor da marca, saindo de um posicionamento de preço, para um posicionamento de conveniência e experiência.
- Aumento de padrão e estabelecimento de linguagem visual única e coerente, o que tem gerado no cliente interno e externo uma percepção de seriedade, qualidade e profissionalismo - sem perder o fator jovial da marca.

Vídeo resumo do case: https://youtu.be/fyH9U7zZFSg

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GEORGINA MORELLI MATOS 06716658980 - Santa Catarina - Brasil

Autores

GEORGINA MORELLI MATOS