Dados do Trabalho


Título

Mal-formação com oclusão palpebral: Relato de um caso ainda não classificado na literatura

Fundamentação/ Introdução

O conhecimento da embriogenese palpebral e ocular permite a compreensão de como ocorrem as diversas formas de apresentação de mal formação palpebral e ocular. A mal formação palpebral caracterizada pela oclusão total das pálpebras sem formação de estruturas da margem é denominada criptoftalmo, e a mal formação caracterizada por aderências entre as pálpebras superior e inferior é denominada anquiloblefaro. Não é classificada a mal formação caracterizada pela oclusão total do olho por membrana vascularizada por trás de pálpebras com estruturas da margem desenvolvidas.

Objetivos

Relatar a ocorrência de uma mal-formação palpebro-conjuntival não descrita na literatura bem como sua correção cirúrgica.

Delineamento e Métodos

Relato de caso

Resultados

Relato do caso: Recém nascido masculino com 3 dias de vida foi referenciado ao serviço de oftalmologia do Hospital São Geraldo devido a mal formação em olho esquerdo. Ao exame, apresentava pálpebra com estruturas bem formadas e membrana vascular que se estendia entre as extremidades proximais dos tarsos superior e inferior, recobrindo o globo ocular. Exame de ecografia ocular revelou globo ocular de diâmetro antero-posterior normal e estruturas intraoculares desenvolvidas. Foi submetido a cirurgia com abertura da membrana, que foi rebatida e suturada para formação dos fórnices e colocada lente conformadora de furo central. No procedimento foi observada leucoma em 1/3 inferior da cornea em local de aderência da membrana, sem outras anomalias oculares ao exame.

Conclusões/ Considerações Finais

Não foi encontrado na literatura caso de malformação palpebral semelhante a este. Os casos de criptoftalmo, entidade em que o olho está totalmente ocluído e não há formação das estruturas da margem palpebral, são acompanhados de mal formação ocular severa e mal prognóstico cirúrgico. A malformação aqui descrita, por outro lado, revelou um quadro totalmente distinto, onde o manejo cirúrgico precoce foi decisivo na prevenção da ambliopia por privação em um olho bem desenvolvido.

Palavras-Chave

Mal-formação palpebral, criptoftalmo, anquiloblefaro

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital São Geraldo - HC UFMG - Minas Gerais - Brasil

Autores

Aline Ferreria Zwetkoff, Danielle Pimenta Viana Trindade, Ana Rosa Pimentel Figueiredo