Dados do Trabalho


Título

Caso de uso temerário de lente de contato terapêutica como consequência de perda de seguimento durante a pandemia de COVID-19

Fundamentação/ Introdução

O seguimento ambulatorial inadequado pode acarretar dano oftalmológico permanente, seja por complicações ou uso inadequado de terapêuticas. A pandemia causada pelo Sars-COV-2 trouxe novo fator de dificuldade de acompanhamento, trazendo riscos à saúde visual.

Objetivos

Relatar e revisar o manejo de uma paciente com complicações oftalmológicas devido ao uso incorreto de lente de contato terapêutica por perda de seguimento ambulatorial, durante pandemia pela doença do coronavírus (Covid-19)

Delineamento e Métodos

Relato de caso para o qual dados e imagens foram coletados de prontuário eletrônico de paciente com complicações decorrentes de uso inadequado de lente de contato.

Resultados

J.M.S, feminina, branca, 83 anos, hipertensa e diabética. Submeteu-se a exérese de carcinoma espinocelular temporal à direita há dois anos e radioterapia neoadjuvante. Há um ano iniciou com paralisia hemifacial direita, com queixa de lagoftalmo e dor ocular. Implantou-se peso de ouro em pálpebra direita para correção de lagoftalmo, com boa evolução até o sétimo dia pós-operatório. Foi também colocada lente de contato terapêutica para proteção corneana. No entanto, a paciente contraiu Covid-19 e não retornou a próxima consulta, não sendo possível localiza-la. Compareceu apenas seis meses depois, referindo em olho direito baixa acuidade visual (AV), irritação e edema.
Ao exame de olho direito, AV 20/400 e biomicroscopia com presença de lente de contato com densos depósitos mucoides e calcificados. Ao retirá-la, córnea íntegra com leucoma diminuto abaixo de eixo visual, sem desepitelização. Imediatamente, alcançou AV 20/100. Foi tratada com fluormetolona colírio, compressas frias, e higiene palpebral. Em retorno em 30 dias, paciente com melhora da hiperemia e edema, com AV reestabelecida ao valor pré-operatório de 20/60.

Conclusões/ Considerações Finais

O caso demonstra como pode evoluir o uso inadvertido de lentes de contato por longos períodos. Ainda, ilustra como a pandemia por Covid-19 impactou o seguimento oftalmológico ambulatorial, levando a complicações e piora na qualidade de vida facilmente evitáveis com simples orientação médica. É necessário buscar alternativas para manutenção do vínculo médico mesmo em cenário pandêmico.

REFERÊNCIAS: Brant AR, Pershing S, Hess O, et al. The Impact of COVID-19 on Missed Ophthalmology Clinic Visits. Clin Ophthalmol. 2021;15:4645-4657; 2021 Dec 8. doi:10.2147/OPTH.S341739

Palavras-Chave

Pandemia, Covid-19, lente de contato, seguimento

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital Regional de São José - Santa Catarina - Brasil, Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Gabriel Leal da Rocha, Nicholas Rodrigues Panstein, Vinicius Klabunde, Carlos Alberto Lehmkuhl Junior, Hugo Diehl de Souza