Dados do Trabalho


Título

Relato de caso do manejo de descolamento de retina regmatogênico em um menino de 9 anos de idade.

Fundamentação/ Introdução

A abordagem cirúrgica e a decisão da técnica utilizada em casos de descolamento de retina em criança é um tema de muitas discussões entre os cirurgiões de retina. Trazemos neste trabalho um caso com desfecho positivo onde o diagnóstico e a abordagem precoce, bem como a escolha adequada da técnica foram fundamentais.

Objetivos

Relatar um caso de descolamento de retina em menino de 9 anos manejado com retinopexia e introflexão escleral.

Delineamento e Métodos

Este trabalho é um relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 9 anos, caucasiano, compareceu à consulta oftalmológica com queixa de piora visual no olho direito associada à flash de luz. Sua mãe nega trauma, doença ocular, procedimentos oftalmológicos prévios, patologias subjacentes e histórico familiar de doença ocular. No exame oftalmológico, a melhor acuidade visual corrigida foi de 20/200 no olho direito (OD) e 20/20 no olho esquerdo (OE). Sem alterações no segmento anterior. O exame de fundo de olho dilatado revelou descolamento de retina plano na retina temporal superior com duas roturas em ferradura na retina superior do OD. A tomografia de coerência óptica (OCT) evidenciou descolamento plano da fóvea e da mácula temporal superior. Neste momento, foi proposto procedimento cirúrgico com retinopexia e introflexão escleral, crioterapia e injeção de gás. A cirurgia foi realizada no dia seguinte ao exame e não teve complicações. No sétimo dia de pós-operatório a acuidade visual do olho direito foi de 20/100 com mínimo líquido submacular na OCT e no trigésimo dia a acuidade visual deste olho foi de 20/25 com resolução completa do descolamento.

Conclusões/ Considerações Finais

A correção do descolamento de retina infantil é um tema muito discutido pelos cirurgiões de retina. O presente caso objetiva demonstrar um resultado positivo no manejo de descolamento regmatogênico de retina em um menino de 9 anos de idade com utilização de retinopexia com introflexão escleral. O diagnóstico correto e a intervenção imediata são muito importantes para um bom resultado. Neste caso, de descolamento plano de retina, a OCT foi muito útil na decisão por demonstrar envolvimento macular.

Palavras-Chave

descolamento da retina; infantil; retinopexia

Área

Tema Livre

Autores

GABRIELA LUCATELI ZANATA, ANNELISE GONÇALVES NICOTTI