Dados do Trabalho


Título

Doença de Coats em uma mulher com suspeita de distúrbio do sistema imunológico relacionado à infecção por COVID-19.

Fundamentação/ Introdução

Em meio a um cenário de pandemia viral, em que a infecção já comprovou causar envolvimento ocular com comprometimento vascular retiniano, apresentamos um caso de Doença de Coats em uma paciente feminina que apresentou infecção prévia por COVID-19.

Objetivos

Relatar um caso de Doença de Coats em uma paciente jovem, assintomática, que apresentou infecção recente por COVID-19 e sorologia positiva para Citomegalovírus.

Delineamento e Métodos

A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de caso.

Resultados

Paciente do sexo feminino, 25 anos, compareceu à consulta de rotina, assintomática, com acuidade visual corrigida de 20/20 em ambos os olhos. Três meses antes da consulta, apresentou infecção por COVID-19. Ao exame de biomicroscopia não foram observadas células na câmara anterior ou no vítreo. O exame de fundo de olho revelou vasos retinianos telangiectásicos e aneurismáticos com exsudação na retina inferior do olho direito (OD). A fundoscopia do olho esquerdo (OE) apresentou-se normal. Foi realizada investigação laboratorial infecciosa sendo identificado Citomegalovírus IgG positivo com níveis elevados. A angiofluoresceinografia mostrou alterações apenas em OD com dilatações capilares na região inferior e áreas de isquemia com não perfusão periférica da retina. A tomografia de coerência óptica (OCT) do OD revelou área macular normal, exsudação sub-retiniana inferior e anormalidades das camadas internas da retina superior. A reação em cadeia da polimerase quantitativa para CMV não foi detectada. Com base nestes achados, o diagnóstico de doença de Coats foi estabelecido e a fotocoagulação a laser das áreas isquêmicas foi o tratamento de escolha.

Conclusões/ Considerações Finais

A doença de Coats é uma retinopatia exsudativa idiopática, com apresentação unilateral típica e envolvendo homens jovens. É uma condição progressiva e pode ser assintomática em estágios iniciais. O diagnóstico do nosso caso foi confundido pelos resultados positivos de CMV associados à infecção anterior por COVID-19, a qual poderia ter afetado o sistema imunológico da paciente. Este caso enfatiza a importância da investigação complete e a necessidade de testes auxiliares para diferenciar a doença de Coats de outras condições e determinar o manejo adequado.

Palavras-Chave

Doença de Coats; COVID-19.

Área

Tema Livre

Autores

GABRIELA LUCATELI ZANATA, MARIANA ROSSI THORELL