Dados do Trabalho


Título

CORREÇÃO DE ECTRÓPIO SEVERO BILATERAL EM PACIENTE IDOSO – UM RELATO DE CASO

Fundamentação/ Introdução

Ectrópio corresponde a eversão palpebral, principalmente inferior e pode se manifestar de forma adquirida ou congênita. Quando há exibição de toda a conjuntiva tarsal é considerado severo, devido a exposição do globo ocular e a desproteção da córnea à traumas mecânicos e infecções.

Objetivos

O objetivo deste relato é apresentar um portador de ectrópio severo, gerando estenose do ponto lacrimal e sintomatologia recorrente, e sua abordagem terapêutica.

Delineamento e Métodos

Paciente feminina, 90 anos procedente de Curitiba, queixando-se de ardência, dor e lacrimejamento em ambos os olhos, com evolução progressiva de longa data. Referindo diversas procuras às UPAs devido a refratariedade dos sintomas.
Sem antecedentes ou história familiar de patologias oculares. Negava patologias crônicas e uso de medicamentos contínuos.
Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual de 20/25 com a melhor correção em ambos os olhos.
Na biomicroscopia notava-se estenose de ponto lacrimal inferior de ambos os olhos. Ao exame palpebral, evidenciava-se ectrópio severo, com exposição de toda a conjuntiva tarsal e intensa queratinização da mesma. Apresentava Snap Back Test e Distraction Test alterados em ambos os olhos, positivos.
Optado pelo tratamento cirúrgico com a técnica de Tarsal Strip, associado a fuso conjuntival em ambos os olhos.
A paciente evoluiu satisfatoriamente do ponto de vista funcional, apresentando melhora da dor, lacrimejamento e hiperemia ocular recorrente em ambos os olhos e encontrava-se esteticamente muito satisfeita.

MÉTODOS
As informações aqui contidas foram obtidas por meio de revisão do prontuário, entrevista com o paciente, registro fotográfico do diagnóstico e resultado cirúrgico ao qual foi submetido.

Resultados

A indicação do procedimento foi adequada, obtendo resultado funcional, com melhora da epífora, dos sintomas álgicos recidivantes e bom aspecto estético.

Conclusões/ Considerações Finais

A técnica descrita neste relato foi efetiva, com correção total do ectrópio severo, tornando a oclusão palpebral normal e, associada a desobstrução por punctoplastia do canal lacrimal, trouxe melhora dos sintomas logo nos primeiros dias de pós-operatório.

REFERÊNCIAS
1. CRUZ AAV; CHAHUD F & GUIMARÃES FC. Patologia dos anexos oculares. Medicina, Ribeirão Preto. 1997.
2. Schellini SA, Zimmermann GPM, Hoyama E, Padovani CR, Padovani CRP. Alterações da margem palpebral associadas ao ectrópio. Arq Bras Oftalmol. 2005;68(5):619-22

Palavras-Chave

ectropio, tarsal strip, punctoplastia, blefaroplastia, oculoplastica

Área

Tema Livre

Instituições

HOSPITAL DE OLHOS DO PARANÁ - Paraná - Brasil

Autores

ANNA LUIZA VALENTE, GIOVANE CARRETERO JUNIOR, RAFAEL GADENS, ANA PAULA BORTOLOTTO, RODRIGO BERALDI KORMANN