Dados do Trabalho
Título
ANÁLISE DO CONHECIMENTO OFTALMOLÓGICO EM ACADÊMICOS DO CURSO DE MEDICINA DE UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Fundamentação/ Introdução
A oftalmologia é a área médica dedicada a cuidar da saúde ocular dos indivíduos, e está presente em todos os meios de atenção à saúde. Sua correta compreensão é imprescindível para o correto manejo das afecções oculares e visuais.
Objetivos
O objetivo do estudo foi analisar o nível do conhecimento oftalmológico geral dos acadêmicos de medicina que já cursaram a disciplina de oftalmologia de uma universidade do sul de Santa Catarina.
Delineamento e Métodos
O estudo foi do tipo transversal. A coleta de dados se deu por meio da plataforma Formulários Google, aplicando um questionário padronizado com 15 questões de múltipla escolha abrangendo conhecimentos oftalmológicos gerais. Foram coletados 242 formulários de acadêmicos do 6º ao 12º semestre que já foram aprovados na disciplina de oftalmologia.
Resultados
Nenhuma das questões analisados obteve mais de 80% de acerto, nível considerado bom nessa avaliação. Ao analisarmos o desempenho por semestre em que os acadêmicos se encontram matriculados obteve-se 28,3% de acerto no 6º semestre, 37% no 7º, 36,4% no 8º, 32,9% no 9º, 31,6% no 10º, 28,4% no 11% e 34,8% no 12º semestre de graduação em medicina, não havendo relação estatisticamente significativa entre o semestre do acadêmico com seu desempenho. Já em relação ao desempenho analisando o gênero dos participantes, o feminino, correspondente a 143 acadêmicas (59,1%), obteve 34,1%, já o gênero masculino, com 99 participantes (40,9%), obteve 30,6% de acertos. E analisando a média geral de acerto entre todos os alunos foi de 32,7%.
Conclusões/ Considerações Finais
Através do presente estudo, pode-se perceber que o nível de conhecimento oftalmológico da amostra pesquisada foi insatisfatório. Isso mostra que melhorias curriculares poderiam ser efetivas para um ensino adequado da oftalmologia aos acadêmicos, cuja fundamental importância inclui-se notoriamente nos atributos à Atenção Primária à Saúde e para as necessidades de saúde da população no geral em centros de pronto-atendimento, beneficiando a qualidade dos manejos clínicos oftalmológicos. A implementação de mais atividades práticas e uma maior carga horária dessa disciplina no curso de medicina podem ter impacto significativo na melhoria desse índice de acerto. Além disso, a melhor compreensão da oftalmologia pelos futuros médicos acarreta diretamente em melhor atendimento à população, melhorando a qualidade da saúde ocular da comunidade.
Palavras-Chave
Oftalmologia; Educação Médica; Conhecimento; Estudantes de Medicina.
Área
Tema Livre
Autores
Carlos Alberto Lehmkuhl Junior, Fernanda Lehmkuhl, Mariana Borsa Mallmann, Nilton José Bento Junior, Hugo Diehl de Souza