Dados do Trabalho


Título

Síndrome Oculoglandular de Parinaud - Relato de Caso

Fundamentação/ Introdução

A síndrome oculoglandular de Parinaud é uma doença ocular rara, caracterizada por conjuntivite granulomatosa associada à cervicalgia homolateral e linfadenopatia auricular anterior. Causada por diferentes agentes etiológicos, entre eles bactérias, vírus e fungos, especialmente por esporotricose (Sporothrix schenckii), após contaminação com gatos infectados. A doença pode cursar com acometimentos graves, que impactem significativamente a saúde e qualidade de vida dos indivíduos, sendo de suma importância o diagnóstico e tratamento rápido dessa patologia.

Objetivos

Descrever um caso, poucas vezes documentado no Brasil, desta patologia e seu cenário clínico prático, com o intuito de promover literatura para diagnóstico precoce e tratamento efetivo, ressaltando a importância da investigação laboratorial em casos de evolução atípica da doença.

Delineamento e Métodos

J.K.V.L, feminino, 27 anos, em consulta ambulatorial no dia 29/01/2022, em Hospital de referência em Curitiba, Paraná, apresentou queixa de baixa acuidade visual em olho esquerdo (OE), associado a quadro de conjuntivite recorrente. Anteriormente a paciente tinha sido vítima de mordedura de gato, sendo encontrado na ectoscopia lesões irregulares, hiperemiadas, com drenagem purulenta leve e linfonodomegalia discreta em região cervical e antebraço. À biomicroscopia apresentava edema em pálpebra inferior associado a nodulações, folículos e lesão ulcerativa em região nasal da conjuntiva bulbar em OE.

Resultados

Devido ao histórico epidemiológico da paciente e o tempo de sintomas, o tratamento foi instituído empiricamente antes da cultura ser realizada, com leve melhora do quadro. Após confirmada a hipótese diagnóstica através de cultura de crescimento e consulta com médico infectologista, o tratamento medicamentoso sistêmico foi adaptado para melhor atender a paciente, com uso via oral de itraconazol 100mg 2 vezes ao dia, flutinol e colírio 1 vez ao dia. A paciente mantém acompanhamento, com melhora progressiva do quadro e restabelecimento da acuidade visual.

Conclusões/ Considerações Finais

Por se tratar de uma doença rara, a síndrome oculogranular de Parinaud deve ser lembrada pelo médico ao se deparar com quadro de conjuntivite granulomatosa. O diagnóstico precoce, associado ao conhecimento epidemiológico e comorbidades da paciente é de extrema importância para se instituir um tratamento adequado e evitar a progressão da doença.

Palavras-Chave

Esporotricose; Conjuntivite granulomatosa; Síndrome oculoglandular de Parinaud

Área

Tema Livre

Instituições

Hospital de Olhos do Paraná - Paraná - Brasil, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Anna Luísa Lipinski, Heloísa Costa Pereira, Julia Marques de Macedo , Gilberto Antonio Tesser Augusto , Robson Antonio Almeida Torres