Dados do Trabalho
Título
Abordagem da distopia ocular como fator de má adaptação a óculos multifocais
Fundamentação/ Introdução
Presbiopia é a redução fisiológica da amplitude de acomodação associada à idade, em geral ocorrendo após os 40 anos, e sua correção é realizada através de lentes positivas. Assim, a presbiopia pode ser isoladamente resolvida, ou se pode corrigir simultaneamente outros erros de refração com o emprego de lentes bifocais ou multifocais, por exemplo.
Objetivos
Relatar avaliação e manejo de caso de má adaptação a óculos multifocal
Delineamento e Métodos
Relato de caso cujos dados foram coletados de prontuário eletrônico de paciente ambulatorial atendida com má adaptação a óculos multifocal.
Resultados
Paciente SSC, feminina, 48 anos, branca, encaminhada para nova refração. Utiliza óculos apenas para longe, nega diplopia.
Apresentou-se com acuidade visual 20/20 em olho direito (OD) em uso de +2.50 dioptrias esféricas (DE) e -1.25 dioptrias cilíndricas (DC) a 160º; e 20/40 em olho esquerdo (OE), em uso de +2.00 DE. Sem adição para perto, alcançava J3 na tabela de Jaeger. Realizou-se refração em refrator manual de Greens, com +1.50DE -0.75DC 160º em OD, e +0.50 DE em OE, alcançando 20/20 em cada olho. Ainda, com adição de +1.50DE, alcançou J1. Optou-se, em conjunto com a paciente, pela prescrição de óculos multifocal.
Retornou após um mês com má adaptação para longe em OD (20/60), mas boa adaptação em OE (20/20) e sem queixas para visão de perto (J1). Foram revisados refração e ângulo pantoscópico, adequados. Notou-se então pequena distopia inferior de OD, com o eixo visual abaixo da zona para longe na lente multifocal. Paciente relatou então trauma antigo em órbita direita, com cirurgia prévia. Em conjunto com a paciente e considerando-se suas necessidades, optou-se pela prescrição de óculos separados para perto e longe, em detrimento do ajuste da altura das lentes multifocais ou mesmo do uso de lentes de contato. Houve assim boa adaptação a partir dos valores de refração obtidos.
Conclusões/ Considerações Finais
Evidencia-se a importância da avaliação da eutopia ocular para a prescrição de óculos bifocais e multifocais, e da necessidade de se considerar este aspecto ao se avaliar causas de insatisfação com o óculos prescrito. É preciso escutar com atenção a queixa e as demandas do paciente na busca do melhor método para solucionar o problema, que não necessariamente empregará a técnica mais arrojada.
Referência bibliográfica: KARA-JUNIOR, Newton; SAFADY, Marcus; JOSÉ, Newton Kara. Dissatisfaction with glasses. Rev Bras Oftalmol, v79, n6, p416-9, Dec.2020
Palavras-Chave
Refração; Órbita; Óculos multifocal
Área
Tema Livre
Instituições
Hospital Regional de São José Dr Homero de Miranda Gomes - Santa Catarina - Brasil
Autores
Hugo Diehl de Souza, Renan Nola Schmoeller, Bruno Victor Tenório Cavalcanti Padilha, Débora Muriel Müller, Astor Grumann Junior