16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ACOMETIMENTO DE CÓRTEX ADRENAL EM PACIENTE COM NEOPLASIA ENDÓCRINA MÚLTIPLA TIPO 1

Fundamentação/Introdução

A neoplasia endócrina múltipla tipo 1 (NEM 1) é uma doença com elevada penetrância. Pode ocorrer de forma esporádica ou hereditária. É caracterizada pela presença de 2 ou mais dos 3 principais tumores associados à NEM 1, como tumores da paratireoides, hipófise e ilhotas pancreáticas. É causada por uma mutação inativadora de um gene supressor tumoral, o MEN1, e predispõe o desenvolvimento de outras neoplasias, como tumores adrenais, feocromocitomas, tumores carcinoides, angiofibromas, colagenomas, lipomas, meningiomas, entre outros. O envolvimento adrenal é variável, com predominância de doença adrenal estável (tamanho e secreção hormonal), apesar disso a hipersecreção hormonal pode ser observada, associada a maior morbidade e mortalidade levando ao comprometimento da qualidade de vida dos pacientes.

Objetivos

Relatar caso de acometimento de córtex adrenal em paciente com NEM 1.

Delineamento e Métodos

Mulher, 34 anos, com diagnóstico de NEM 1 devido manifestações clínicas de macroadenoma hipofisário (prolactinoma), hiperparatireoidismo primário e evidência de adenomas de glândulas adrenais associado a síndrome.

Resultados

O estudo das adrenais evidenciou o nódulo de 5,1cm x 2,7 cm na adrenal esquerda, sem realce ao contraste venoso e nódulo na adrenal direita de 3,4 cm, hipodenso e hipovascular. A avaliação laboratorial com dosagem de cortisol pós 1 mg de dexametasona, cortisol livre urinário em urina 24h, metanefrinas plasmáticas e urinárias, DHEA, S-DHEA, androstenediona, 17-alfa-OHprogesterona, aldosterona e atividade plasmática de renina mantiveram-se dentro dos limites de normalidade, assim caracterizando como tumores adrenais não funcionantes. Em tomografia de seguimento, após 1 ano dos achados dos adenomas, foi descrito o espessamento adrenais bilaterais, com nódulos de até 2,5 cm à esquerda com densidade estimada de 4 UH, sugerindo hiperplasia adrenal bilateral macronodular não funcionante. Com a confirmação da não funcionalidade, a paciente segue apenas em acompanhamento clínico.

Conclusões/Considerações Finais

Tendo em vista a prevalência variável das lesões adrenais associadas à NEM, uma avaliação adrenal deve sempre ser considerada em pacientes com NEM 1, dado a possibilidade de alguns tumores terem potencial para serem funcionantes. O diagnóstico precoce possibilita tratamento adequado. Este estudo contribui para informações incrementais sobre o acometimento adrenal em pacientes com NEM1, dado a escassez de dados sobre este tema.

Palavras Chave

Neoplasia Endócrina Múltipla Tipo 1. NEM1. Tumores adrenais. Tumores não funcionantes. Adenoma Hipofisário. Hiperpatireoidismo Primário. Prolactinoma.

Área

Clínica Médica

Categoria

Área Acadêmica

Instituições

HUJBB - Pará - Brasil

Autores

RAISSA DESYREE DUARTE PEREIRA, ANA CAROLINA CONTENTE BRAGA SOUZA, DANIELLA PAES DO COUTO LEITE, SABINALUZ NATAL MALHEIROS DA SILVA, FERNANDO MORAES DA COSTA CHAGAS