16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE HAFF ASSOCIADA AO CONSUMO DE CARNE DE Seriola lalandi (ARABAIANA), NO NORDESTE BRASILEIRO

Fundamentação/Introdução

A DOENÇA DE RAFF É UMA CONDIÇÃO RARA, CARACTERIZADA POR RABDOMIÓLISE, DOR MUSCULAR INTENSA E MIOGLOBINÚRIA, APÓS CONSUMO DE PEIXE OU OUTROS PRODUTOS AQUÁTICOS. APESAR DE SUA ETIOLOGIA PERMANECER INCERTA, ACREDITA-SE QUE POSSA ESTAR DIRETAMENTE RELACIONADA A INGESTA DE UMA TOXINA TERMOESTÁVEL, QUE DESENCADEIA O QUADRO DE RABDOMIÓLISE.

Objetivos

RELATAR UM CASO RARO DE DOENÇA DE RAFF, NO NORDESTE BRASILEIRO, ONDE O CONSUMO DA ESPÉCIE SERIOLA LALANDI (ARABAIANA) É BASTANTE COMUM.
CONTRIBUIR CIENTIFICAMENTE COM OUTROS PESQUISADORES, DEVIDO AO NÚMERO LIMITADO DE CASOS SEMELHANTES NA LITERATURA.

Delineamento e Métodos

PACIENTE MASCULINO, 41 ANOS, PROCEDENTE DE CAMOCIM- CE, DEU ENTRADA NO PRONTO SOCORRO, COM QUEIXA DE MAL ESTAR INESPECÍFICO, MIALGIA, FEBRE E PICO HIPERTENSIVO (PA 160X120MMHG), APÓS TER CONSUMIDO A CARNE DO PEIXE SERIOLA LALANDI (ARABAIANA), TENDO SIDO LIBERADO APÓS CONTROLE PRESSÓRICO. NO DIA SEGUINTE, EVOLUIU COM PIORA DA MIALGIA ASSOCIADA A QUADRO DE URINA DE COLORAÇÃO ENEGRECIDA, SENDO ESTA COM DURAÇÃO DE APENAS UM DIA. FOI INTERNADO POR 4 DIAS PARA INVESTIGAÇÃO DO QUADRO. NEGAVA COMORBIDADES. EXAME FÍSICO SEM ALTERAÇÕES. FORAM REALIZADOS EXAMES LABORATORIAIS QUE EVIDENCIARAM AS SEGUINTES ALTERAÇÕES: UREIA/CREATININA: 2,7/82; 2,4/101; 2,6/102; 2,72/96;1,97/78 mg/dL/ mg/dL. TGP: 6484; 1679; 995; 451; 59; 35; 17 U/mL. TGO: 1234; 163; 252; 160; 51 U/mL. GAMA GT: 228; 206 U/L. CPK 47; 651; 2246; 197 U/L. DHL: 5157; 3022; 2214; 1592 U/L. URINA TIPO I: PROTEINÚRIA +/HEMOGLOBINA +/ HEMÁCIAS 5 POR CAMPO. PACIENTE APÓS TRATAMENTO EM UNIDADE SEMI-INTENSIVA, RECEBEU ALTA PARA ACOMPANHAMENTO COM NEFROLOGISTA. NO AMBULATÓRIO DE NEFROLOGIA, A ETIOLOGIA DA RABDOMIÓLISE FOI ESCLARECIDA E O PACIENTE CONSEGUIU RECUPERAR AS FUNÇÕES RENAL (UREIA 27 mg/dL, CREATININA 0,9 mg/dL) E HEPÁTICA (TGO 25 U/mL, TGP33U/mL ) .

Resultados

RELATO DE CASO

Conclusões/Considerações Finais

A INGESTA DE CERTOS TIPOS DE PEIXES, INCLUINDO O SERIOLA LALANDI (ARABAIANA), SERIA A CAUSA DA RABDOMIÓLISE, NESTE CASO, O QUE LEVOU A DISFUNÇÃO RENAL E ANORMALIDADES HEPÁTICAS. A LESÃO DA MUSCULATURA ESTRIADA LEVA À MIALGIA, À FRAQUEZA E À RIGIDEZ MUSCULAR EM TODO O CORPO, PODENDO LEVAR A RETENÇÃO DE DIÓXIDO DE CARBONO E A INSUFICIÊNCIA RESPIRATÓRIA DECORRENTES DA FRAQUEZA DA MUSCULATURA RESPIRATÓRIA, NÃO VISTAS NESTE CASO, MAS QUE SÃO QUADROS IMPORTANTES DE SEREM LEMBRADOS, COMO ALERTA NO CONSUMO DESTA ESPÉCIE.

Palavras Chave

PALAVRAS CHAVE: DOENÇA DE HAFF, ARABAIANA, RABDOMIÓLISE.

Área

Clínica Médica

Autores

CASSIA GABRIELLE ALVES TORRES, LAISA ALLEN GOMES DE SOUSA, GINIVALDO VICTOR RIBEIRO DO NASCIMENTO, AMANDA TORRES FÉLIX, VANESSA NEPOMUCENO DA FONSECA MENESES