Dados do Trabalho
Título
TUBERCULOSE DISSEMINADA EM PACIENTE COM LINFOPENIA À CUSTA DE CD4 - RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
Distúrbios imunossupressores são considerados fatores de risco para Tuberculose (TB) Disseminada, a qual pode se apresentar sob diferentes apresentações clínicas, de acordo com o órgão afetado como pulmão, cérebro e ossos. Desta forma, outros sinais e sintomas, além da tosse prolongada, podem ocorrer e devem ser valorizados na investigação diagnóstica individualizada.
Objetivos
O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente hospitalizada com diagnóstico de TB disseminada com linfopenia à custa de CD4.
Delineamento e Métodos
Feminino, 54 anos, com diagnóstico de TB disseminada, devido a manifestações clínicas de febre noturna e sudorese com quadro álgico intenso na região coxo-femural e no abdômen, associado a agitação psicomotora, convulsões e rebaixamento do nível de consciência. O estudo da tomografia computadorizada (TC) de tórax evidenciou derrame pleural bilateral causando atelectasia compressiva em lobos inferiores e múltiplas opacidades micronodulares e reticulares randômicas associada a espessamento de alguns septos interlobulares, além de áreas de consolidação. Na TC da coluna lombar, apresentou osteofitose marginal difusa incipiente, abaulamento discal difuso ao nível de L4-L5, artrose e irregularidade incipiente das articulações interapofisárias e lesões líticas. Na TC de crânio, hipodensidade em núcleos da base e leve dilatação de ventrículos laterais. A avaliação laboratorial evidenciou a contagem de CD4 a 174 mm3, CD3 a 506 mm3, alfa-1-globulina de 6,6 e marcadores tumorais CA 125 de 110 UI/mL e CA 19.9 DE 44,6 U/mL. As avaliações sorológicas mantiveram-se dentro dos limites de normalidade, excluindo outros diagnósticos diferenciais.
Resultados
A paciente apresentou estabilização clínica após uso de Fluconazol, Oxacilina, Ciprofloxacino e de Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol, evoluindo com alta hospitalar e cuidados de equipe multidisciplinar para tratar as morbidades adquiridas.
Conclusões/Considerações Finais
Tendo em vista a hipótese de TB disseminada, a avaliação deve-se basear em um quadro clínico sugestivo, associada ao estado imunológico e comorbidades dos pacientes, com a finalidade de contribuir com a fundamentação do reconhecimento precoce das formas graves e disseminadas da TB, reduzindo a morbimortalidade desses pacientes. Este estudo contribui para informações incrementais sobre a TB em pacientes imunocomprometidos, dado a escassez de dados sobre este tema em âmbito nacional, com o objetivo de conhecermos o melhor manejo no diagnóstico e terapêutica padronizada.
Palavras Chave
Tuberculose. Tuberculose disseminada. Imunodeficiência. Linfopenia. CD4. Imunocomprometimento.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Instituições
FSCMPA - Pará - Brasil
Autores
RAISSA DESYREE DUARTE PEREIRA, ANDREA NEGRAO COSTA, FIDERALINA SILVA PAES, ALINE RIBEIRO MENESES, CECILIA FERREIRA MANOEL