16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

RELATO DE CASO: CONSEQUÊNCIAS PÓS SÍNDROME DE FOURNIER

Fundamentação/Introdução

A Síndrome de Fournier (SF) consiste em uma infecção rara caracterizada por necrose do tecido subcutâneo e fáscia. É acompanhado por toxicidade sistêmica grave e gangrena progressiva da pele, principalmente em região genital, perianal e perineal. Algumas comorbidades atuam como fatores predisponentes da síndrome, entre elas, o diabetes mellitus está presente em 39 a 76% dos pacientes. A SF pode cursar com dores intensas, limitações físicas e alterações estéticas, que contribuem com o desenvolvimento de repercussões psicológicas.

Objetivos

Relatar o caso de uma paciente com sequelas da SF bem como as repercussões físicas e psicológicas desta, evidenciando a necessidade de um cuidado integral.

Delineamento e Métodos

J.A.R, sexo feminino, 57 anos, branca, casada. Apresenta como antecedentes pessoais Diabetes, Hipertensão e Dislipidemia. Paciente foi diagnosticada em fevereiro de 2018 com SF, sendo realizado tratamento cirúrgico na ocasião associado com antibioticoterapia. Devido a extensão da infecção, houve perdas significativas de tecidos da região genital e perineal acometendo sua estética e locomoção. Em virtude das consequências cirúrgicas, principalmente estéticos, a paciente desenvolveu episódios ansiosos e depressivos, devido a modificação da sua autoimagem, não conseguindo mais se tocar e se olhar, o que repercutiu também em suas relações sexuais, apresentando problemas conjugais. Após quase dois anos, a paciente ainda sofre com os impactos psicológicos da Síndrome, percebido pelo choro fácil na consulta. Contudo, hoje, ela já se toca e se olha e não apresenta mais ideia ou planos suicidas. Essas melhorias foram conseguidas a partir da realização de um Projeto Terapêutico Singular (PTS), Terapia de Resolução de Problemas e de antidepressivos. O PTS foi realizado por uma equipe multiprofissional, podendo assim atuar amplamente, abrangendo problemas psicológicos, comportamentais, físicos e biológicos.

Resultados

.

Conclusões/Considerações Finais

Os pacientes acometidos pela SF além das consequências e limitações físicas, possuem suscetibilidade ao surgimento de transtornos psicológicos relacionados com as sequelas da doença. Neste sentido, necessitam de uma assistência integral que perpassa por um acompanhamento terapêutico, numa tentativa de tratar não apenas os sintomas, mas trabalhar a autoimagem e amenizar as repercussões psicológicas ocasionadas pelas modificações estéticas da região acometida.

Palavras Chave

Doença de Fournier; Sofrimento psíquico; Autoimagem.

Área

Clínica Médica

Autores

JOSE SEBASTIAO DE ARAUJO JUNIOR, ANNA SANTANA PEREIRA ROLIM DE ARAÚJO, THALINY BATISTA SARMENTO DE OLIVEIRA, MARIANNA GIL DE FARIAS MORAIS, BRUNA TEIXEIRA ALVES