16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ICTERÍCIA POR HIPERBULIRRINEMIA DIRETA PROGRESSIVA: RELATO DE CASO.

Fundamentação/Introdução

Para elucidação etiológica dos quadros de icterícia por aumento da bilirrubina direta deve-se pensar em causas hepatocelulares ou causas de obstrução das vias biliares.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com quadro de icterícia às custas de bilirrubina direta (máximo de bilirrubina total de 16,4 e bilirrubina direta 12,3) cujo exames realizados não elucidaram a etiologia. O paciente fez uso da vacina Aztrazeneca antes da percepção do início dos sintomas.

Delineamento e Métodos

Estudo observacional do tipo relato de caso.

Resultados

Homem, 59 anos, previamente hígido, com quadro de icterícia às custas de bilirrubina direta associado à colúria, alcolia fecal e prurido que durou cerca de 10 semanas. Apresentou também 01 dia de dor abdominal difusa. Paciente referiu apenas o uso da vacina Aztrazeneca antes do início do quadro clínico. Foi submetido a diversos exames radiológicos os quais não evidenciaram sinais de obstrução das vias biliares e tampouco de dilatação do colédoco. Foi submetido a exames laboratoriais os quais descartaram causas hepatocelulares. Foi submetido à biópsia hepática a qual mostrou intenso padrão de colestase, divergindo dos exames radiológicos. Caso discutido com diversos especialistas, cirurgiões e clínicos. Paciente progrediu com melhora clínica, sem intervenções terapêuticas.

Conclusões/Considerações Finais

O caso relatado e publicações levantadas trazem à luz a discussão diagnóstica de uma situação atípica, que é a dissociação clínico-laboratorial com os exames de imagem. No caso descrito, a única substância distinta do usual que o paciente fez uso foi a primeira dose da vacina Aztrazeneca.

Palavras Chave

Icterícia; Colestase; Aztrazeneca; Vacina.

Área

Clínica Médica

Autores

JANE ERIKA FRAZAO OKAZAKI, BÁRBARA AZEVEDO NEVES CAVALCANTI, MARIA DAS NEVES DANTAS DA SILVEIRA BARROS , BRENDA ALCANTARA VIEIRA PASINI, ANNE VITÓRIA VIEIRA DE MEDEIROS MOURA