16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DE SJÖGREN EM MULHER ADULTA PÓS-VACINA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A síndrome de Sjögren (SS) é uma doença inflamatória auto-imune crônica caracterizada pela infiltração linfocítica dos tecidos, principalmente de glândulas lacrimais e salivares, com consequente olhos e boca secos, assim como com outras manifestações extra-glandulares.

Objetivos

O objetivo deste trabalho é relatar o caso de uma paciente adulta, sem comorbidades prévias, com diagnóstico de SS após vacinação com ChAdOx1 nCoV-19.

Delineamento e Métodos

Paciente do sexo feminino, 45 anos, previamente hígida, com quadro demialgia, náuseas, mal-estar e diarreia iniciado um dia após receber primeira dose da vacina ChAdOx1 nCoV-19. Exames laboratoriais evidenciaram hipocalemia grave, motivando internamento hospitalar. Evoluiu em três dias com cefaleia intensa e refratária, xerostomia, xeroftalmia e artralgias em coluna lombar, quadril e membros inferiores. Ressonância magnética (RNM) de encéfalo demonstrou possibilidade de hipertensão intracraniana idiopática, confirmada com a elevação da pressão de abertura em duas punções liquóricas, com boa resposta a acetazolamida. Solicitada pesquisa de autoimunidade, com positivação de fator antinuclear (FAN) com padrão nuclear pontilhado fino 1:80 e o Anti-SSA (Ro). Visualizado também derrame pleural bilateral de pequena monta, manejado de forma conservadora. Após estabilização do quadro, recebeu alta para seguimento ambulatorial, apresentando, no entanto, progressão das queixas prévias, com lentificação psicomotora, ataxia e turvação visual. Ao exame neurológico, evidenciada quadrantanopsia homônima superior direita, lentificação do olhar, hipomimia facial e bradicinesia moderada bilateral com tônus preservado. RNM e AngioRNM de encéfalo excluíram outras causas neurovasculares subjacentes. Avaliação da oftalmologia confirmou a xeroftalmia com teste de Schirmer menor que 5 mm em 5 minutos bilateralmente. Nesse contexto, diagnosticada SS, tendo sido iniciadas corticoterapia e hidroxicloroquina, bem como espironolactona pela hipocalemia refratária às reposições. Paciente progrediu com melhora clínico-laboratorial, permitindo a alta hospitalar.

Resultados

-

Conclusões/Considerações Finais

A SS acontece em indivíduos geneticamente predispostos após exposição a fator ambiental. Até o presente momento não existem relatos desta síndrome desencadeada por vacinação com ChAdOx1 nCoV-19 e um único caso não é suficiente para demonstrar causalidade, sendo necessários estudos mais robustos para comprovação desta associação.

Palavras Chave

Síndrome de Sjögren, Vacina ChAdOx1 nCoV-19

Área

Clínica Médica

Instituições

Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco - Pernambuco - Brasil

Autores

GUSTAVO HENRIQUE DE SA MIRANDA CAVALCANTE FILHO, CAROLINA VANDERLEY MENEZES D'ALMEIDA, MARCUS VILLANDER BARRIS DE OLIVEIRA SÁ, JORGE LUIS CARVALHO FIGUEREDO, FLAVIO JOSE SIQUEIRA PACHECO