16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ENCEFALOPATIA DE WERNICKE UMA COMPLICAÇÃO PÓS-BARIÁTRICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A obesidade é uma doença crônica, multifatorial, considerada uma epidemia global. Entre as diversas manobras terapêuticas para o seu manejo está a cirurgia bariátrica, procedimento de alta prevalência e associado a deficiências nutricionais. Assim, esse estudo aborda uma complicação neurológica por deficiência nutricional pós-bariátrica.

Objetivos

Relatar um caso clínico de encefalopatia metabólica carencial, confirmando hipótese de Encefalopatia de Wernicke, através da análise de prontuário. Essa pesquisa foi aprovada pelo CEP com número CAAE: 51137021000009432.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: S.C.D.C, feminino, 49 anos, diabética, hipertensa, obesa, submetida à bypass gástrico, sem intercorrências. Após 3 meses, apresentou vômitos, náuseas, inapetência e quadro de confusão mental, sendo admitida no serviço médico. Ao exame neurológico evidenciou alteração no nível de consciência, desorientação, paralisia do olhar bilateral, nistagmo, redução da força motora, evoluindo com alteração na deambulação, sem demais singularidades. Laboratorialmente, foi constatada hipocalemia grave e alcalose respiratória. Frente á piora do quadro neurológico, suspeitou-se de Neuropatia por Deficiência de Vitamina B12, sendo realizada suplementação empírica com Citoneurin, ocorrendo melhora parcial. A tomografia de crânio estava sem alterações, já a ressonância magnética (RNM) demonstrou parênquima cerebral com imagens de hipersinal em T2 e FLAIR envolvendo a substância branca dos hemisférios cerebrais, apoiando, juntamente com a clínica, o diagnóstico de Encefalopatia de Wernicke, prescreveu-se imediatamente Tiamina, mesmo sem dosagem prévia. Após conduta, houve melhora significativa do quadro neurológico com gradual recuperação dos sintomas motores, evoluindo com reversão total.

Resultados

modalidade relato de caso

Conclusões/Considerações Finais

Estudos mostram que as deficiências nutricionais das vitaminas B1 e B12 são responsáveis por até 40% das neuropatias pós-bariátrica. A Encefalopatia de Wernicke é descrita como uma síndrome neuropsiquiátrica aguda devido à deficiência de tiamina, sendo representada pela tríade: distúrbios dos movimentos oculares, ataxia motora e alterações do estado mental. A RNM de crânio mostra sinal hiperintenso em T2 e FLAIR no tálamo e no aqueduto cerebral, útil para apoiar o diagnóstico. Nessa perspectiva, o caso elucida as dificuldades em estabelecer prontamente o diagnóstico frente a quadro neurológico grave; conclui-se que o diagnóstico precoce e o tratamento são inerentes para um bom prognóstico.

Palavras Chave

“Encefalopatia de Wernicke”; “Cirurgia bariátrica”; “Deficiência Nutricional”; “Obesidade”.

Área

Clínica Médica

Instituições

rede assistência a saúde metropolitana sarandi - Paraná - Brasil

Autores

ALVARO CONRADO FRANCISCO FILHO, BRUNA BEPPLER, ANA C. M. MARQUES, ISABELA BRUNINI CARNEIRO, CAROL T. RUIZ