16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: pneumotórax espontâneo catamenial (PEC) de repetição em paciente portadora de endometrioma pleural

Fundamentação/Introdução

O PEC é uma entidade clínica definida com a presença de ar no espaço pleural, durante as primeiras 48 a 72 horas após o início do fluxo menstrual. Acredita-se que possa estar relacionado à existência de pertuitos diafragmáticos associados ou não à presença de implantes de células endometriais na cavidade torácica.

Objetivos

Descrever um caso de PEC de repetição em uma paciente portadora de endometrioma pleural.

Delineamento e Métodos

A.L.R, 38 anos, sem comorbidades clínicas, com histórico de dois episódios de pneumotórax nos últimos dois anos (sem investigação etiológica), foi admitida em maio de 2021 em um hospital terciário em uma cidade do interior do Rio de Janeiro, com quadro há 2 horas de dispneia súbita e dor torácica tipo ventilatório-dependente. Negava traumas, viagens ou esforço físico. Relatava início de período menstrual há 3 dias. Ao exame, estava lúcida, orientada, corada e hidratada. Pressão arterial de 128x70 mmHg, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, frequência respiratória de 26 incursões respiratórias por minuto e saturação de oxigênio em 96%. Ausculta cardíaca com ritmo regular em dois tempos, bulhas normofonéticas, sem sopros. Exame do aparelho respiratório com hipertimpanismo e murmúrio vesicular abolido em dois terços de hemitórax direito. Exames laboratoriais revelando discreta anemia (Hb: 10,6). Tomografia de tórax de admissão evidenciando volumoso pneumotórax a direita, exercendo efeito compressivo sobre o parênquima pulmonar adjacente, com discreto desvio das estruturas mediastinais para esquerda. Identificado nodulações sólidas e com densidade de partes moles junto a superfície pleural diafragmática posterior direita. Foi submetida a drenagem de tórax, sem intercorrências. Após 4 dias, realizou pleuroscopia e biópsia de nódulos pleurais, compatíveis com endometrioma. Foi avaliada pela ginecologia, com prescrição de anticoncepcional oral. Recebeu alta hospitalar após 6 dias de internação.

Resultados

A paciente foi avaliada pela ginecologia, com prescrição de anticoncepcional oral, recebendo alta hospitalar após 6 dias de internação.

Conclusões/Considerações Finais

O diagnóstico de PEC é um verdadeiro desafio, dado a sua raridade. Por vezes, o paciente apresenta diversos episódios de pneumotórax até receber o correto diagnóstico. Porém, cabe ao médico considerar a hipótese diagnóstica para evitar complicações e até mesmo o óbito desses pacientes.

Palavras Chave

Pneumotórax espontâneo catamenial, endometrioma

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital SAMER - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

OCTAVIO DRUMMOND GUINA, AMANDA RODRIGUES FERNANDES, RICARDO GRACIOSA, THIAGO VILLAS BOAS, IZABELLA RABELO