16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

A RELAÇAO ENTRE FUNÇAO RENAL NA ADMISSAO E MORTALIDADE EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA (UTI)

Fundamentação/Introdução

A lesão renal aguda (LRA) em paciente com COVID-19 é comum devido ao trofismo renal e se torna agravada pela condição no ambiente de terapia intensiva. A fisiopatologia envolve injúria por hipoperfusão renal, lesão tubular direta pela tempestade de citocinas, ativação da via da angiotensina II, endotelite, eventos trombóticos que em progressão podem culminar na necessidade de hemodiálise representando um fator de prognóstico negativo.

Objetivos

Avaliar a função renal dos pacientes realizados na admissão (primeiras 12 horas na urgência) em relação a mortalidade em uma unidade de terapia intensiva.

Delineamento e Métodos

Foi realizado estudo prospectivo de 1 de julho de 2020 a 1 de agosto de 2020 em pacientes internados com diagnóstico de COVID-19 em um hospital de referência em João Pessoa, Paraíba. Exames de sangue para avaliar a função renal (ureia, creatinina, lactato e ácido úrico) foram coletados de 59 pacientes na admissão hospitalar (entrada na urgência) que durante o internamento foram transferidos para a UTI.

Resultados

Foram coletados dados de 59 pacientes admitidos em leito de UTI dos quais foram separados em dois grupos: sobreviventes (40,6%) e não sobreviventes (59,3%). Com relação as variáveis laboratoriais, na avaliação pelo teste de Mann-Whitney, não houve diferença significativa entre as variáveis avaliadas. Creatinina – sobreviventes (1.12 +- 0.08) e não sobreviventes (1.42+- 0.15) (P=0.18); ureia - sobreviventes (54.7 +- 4.54) e não sobreviventes (80.11 +- 10.3) (P=0.130), Lactato - sobreviventes (27.47 +- 2.17) e não sobreviventes (29.91 +- 2.54) (P=0.656) e ácido úrico - sobreviventes (4.63 +- 0.40) e não sobreviventes (5.04 +- 0.36) (P=0.292).

Conclusões/Considerações finais

É sabido que a lesão renal, sobretudo nos pacientes que evoluem para terapia renal substitutiva e necessitam de hemodiálise, durante internação em UTI, elevam-se a um percentual de mortalidade bastante elevado, porém não houve significância estatística na relação da função renal durante admissão e ao pior desfecho posteriormente.

Palavras Chave

Função renal; lesão renal; mortalidade; UTI.

Área

Clínica Médica

Instituições

Secretaria Municipal de Saúde - Paraíba - Brasil

Autores

IAGO MARQUES DE OLIVEIRA BATISTA, FABYAN ESBERARD DE LIMA BELTRAO, MARCELLO ANTONIO TEODOZIO COSTA PINTO, MARYANA CAVALCANTI HOLANDA, TALYTA MESQUITA CABRAL PEREIRA