16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PROCEDIMENTO DE BLOQUEIO DE GÂNGLIO ESTRELADO COMO FORMA TERAPÊUTICA DE TAQUICARDIA VENTRICULAR REFRATÁRIA EM PACIENTE PORTADOR DE CARDIOMIOPATIA CHAGÁSICA: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A Doença de Chagas (DC) é uma doença infecciosa causada pelo protozoário flagelado Trypanosoma cruzi. A cardiopatia chagásica crônica (CCC) manifesta-se clinicamente sob a forma de três principais síndromes: insuficiência cardíaca, arritmogênica, trombogênica. A miocardite chagásica crônica, com sua característica difusa, progressiva e fibrosante, proporciona um excelente substrato anatomopatológico para a ocorrência do fenômeno da reentrada e surgimento de arritmias, por isso a forma de apresentação clínica mais frequente é a arritmogênica, presente em aproximadamente 40% dos pacientes na fase crônica da doença.

Objetivos

OBJETIVO: Relatar o caso de uma paciente submetida a bloqueio de gânglio estrelado para tratamento de taquicardia ventricular refratária em uma paciente portadora de cardiopatia chagásica forma arritmogênica.

Delineamento e Métodos

RELATO DE CASO: M.F.L, sexo feminino, 68 anos, lavradora, com diagnóstico de cardiomiopatia chagásica forma arritmogênica. Paciente realizava acompanhamento em serviço terciário de cardiologia e foi submetida a implante de cardiodesfibrilador implantável (CDI) há 8 anos devido episódio de taquicardia ventricular sustentada (TVS).

Resultados

RELATO DE CASO: Deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento com queixa de palpitação, dispneia, lipotimia e dor torácica e múltiplos episódios de TVS. Realizou eletrocardiograma que evidenciou TVS monomórfica com frequência de 180 bpm onde foi instituído cardioversão química com amiodarona e elétrica que não cessou a taquicardia, além do controle ineficaz mesmo com terapias antitaquiacardia do dispositivo. Após ser encaminhada para serviço terciário optou-se pelo bloqueio de gânglio estrelado esquerdo com solução de xylocaína, após o procedimento paciente evoluiu com remissão dos sintomas e cessação dos episódios de TVS. A paciente aguarda realização de procedimento de ablação por cateter.

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: A tempestade elétrica é definida como a ocorrência de taquicardia ventricular e/ou fibrilação ventricular que requer múltiplas cardioversões elétricas ou desfibrilações em 24 horas. Tais episódios são preditores independente de mau prognóstico. Sua abordagem terapêutica pode variar de medicamentos e procedimentos ablativos até transplante cardíaco. A paciente em questão, devido indisponibilidade imediata de procedimento de ablação por cateter foi submetida ao procedimento de bloqueio de gânglio estrelado, que restaura o equilíbrio do sistema nervoso autonômico como forma alternativa.

Palavras Chave

Palavras-chave: Tempestade Elétrica. Cardiomiopatia Chagásica. Bloqueio Gânglio Estrelado.

Área

Clínica Médica

Categoria

Área Acadêmica

Autores

LEONARDO PEREIRA DO NASCIMENTO SILVA, ALINNE KATIENNY LIMA SILVA MACAMBIRA, LANESSA ÁQUYLA PEREIRA DE SOUSA, RAFAEL DE OLIVEIRA ARAÚJO