Dados do Trabalho
Título
Síndrome Hematofagocítica Secundária à Leishmaniose Visceral: Relato de Caso
Fundamentação/Introdução
Fundamentação/Introdução: A Leishmaniose Visceral é uma doença infectocontagiosa endêmica no Brasil, com alto potencial de morbimortalidade se não corretamente diagnosticada e tratada. Em raros casos, pode ser complicada com a associação de síndrome hematofagocítica secundária, com alta letalidade se não rapidamente diagnosticada e tratada.
Objetivos
Objetivos: Relato de caso de um paciente de 44 anos, sexo masculino com Leishmaniose Visceral e Síndrome Hematofagocítica secundária.
Delineamento e Métodos
Métodos: Relato de caso - Realizada coleta de informações retrospectivamente através de prontuário e análise de lâmina de mielograma.
Resultados
Descrição do caso: Homem, 44 anos, previamente hígido, médico, residente em Belo Horizonte, admitido com quadro de cefaleia intensa, febre, e pancitopenia, iniciados 3 dias antes da internação. Sorologias para hepatites virais, Citomegalovirus, Epstein-Baar e Toxoplasmose negativas. Realizado diagnóstico de Leishmaniose Visceral através de RT-PCR, confirmado posteriormente por visualização de formas amastigotas em mielograma, sendo também visualizado hematofagocitose na lâmina. Evoluiu, em 48 horas, com hipertrigliceridemia, hiperferritinemia, piora do estado geral, piora da pancitopenia, insuficiência hepática aguda e insuficiência renal, a despeito de início de tratamento com Anfotericina B Lipossomal. Optado por iniciar esquema de imunossupressão com Dexametasona e imunoglobulina, com melhora progressiva das disfunções orgânicas. Durante a internação, o paciente intercorreu com status epilepticus, hemorragia alveolar, hemorragia digestiva alta e choque séptico, sendo devidamente tratado. Apesar das inúmeras complicações, o paciente respondeu ao tratamento e recebeu alta hospitalar, para posterior reabilitação em domicílio.
Conclusões/Considerações Finais
Conclusões/Considerações Finais: A associação de Leishmaniose Visceral com síndrome hematofagocítica secundária, devido a rápida evolução e alta morbidade, configuram uma injuria grave, altamente letal e de difícil diagnóstico. Apesar de rara, esta hipótese deve ser aventada em casos de febre hemorrágica com pancitopenia rapidamente progressiva, em áreas endêmicas do Brasil, devido a alta mortalidade sem o início rápido do tratamento adequado.
Palavras Chave
Síndrome Hematofagocítica; Leishmaniose Visceral
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
HOSPITAL LIFECENTER - Minas Gerais - Brasil
Autores
PEDRO DAMIAO JANSEN, KARINA PAULA MEDEIROS PRADO MARTINS, JÚLIA PEREIRA TORGA, INDIORANY AUGUSTO BARBOSA DOS SANTOS FERREIRA, FABRÍCIO MANOEL REZENDE DIAS