16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Treinamento do protocolo SPIKES para acadêmicos de medicina – uma simulação realística em conjunto com a artes cênicas durante a pandemia Covid-19.

Fundamentação/Introdução

Introdução: A comunicação de notícias difíceis é uma tarefa complexa tanto para o profissional de saúde, quanto para o paciente que irá recebê-la. O uso de protocolos e treinamento práticos que direcionem esta abordagem, facilitam a transmissão e são primordiais durante a graduação médica.

Objetivos

Objetivo: Demonstrar a experiência de treinamento do protocolo SPIKES para comunicação de notícias difíceis em estudantes de medicina durante a pandemia Covid-19.

Delineamento e Métodos

Relato de experiência: Durante a atual cenário epidemiológico diversas metodologias ativas foram utilizadas para a aquisição de habilidades em estudantes de graduação no curso medicina. Este projeto baseou-se na utilização de plataformas online para realização de uma simulação realística coordenada por professores do curso de medicina e de artes cênicas, com duração média de 90 minutos. Em cada cenário participaram monitores do curso de artes cênicas, como pacientes padronizados e seus acompanhantes, juntamente com acadêmicos de medicina do 8º ao 11º período, responsáveis por transmitir notícias difíceis em diversos cenários da prática médica. Inicialmente, uma docente orientadora da disciplina de emergências médicas forneceu as instruções do caso apresentado. Em seguida, somente ‘médico e paciente’ encenaram com as câmeras ligadas. Ao fim da cena, iniciou-se a discussão e feedback com as instruções sugeridas nos protocolos de simulação.

Resultados

Reflexão sobre a experiência: Tendo em vista as grandes fragilidades apresentadas no decorrer de 2020/21 pela ausência de aulas presenciais, foi constatado que a introdução desta atividade em plataformas online, incentivou o estudante a um treinamento efetivamente prático de habilidades. Há de se ressaltar a importância do desenvolvimento deste projeto e com ele, uma relevante evolução por parte dos acadêmicos, que relataram maior confiança, clareza, empatia e organização para a comunicação de tais notícias.

Conclusões/Considerações Finais

Conclusão: Visando uma formação acadêmica de excelência, especialmente durante a pandemia Covid-19, a utilização de plataformas online em atividades práticas tem se tornado uma constante para aquisição de novas competências. Metodologias ativas foram amplamente exercitadas com o desenvolvimento deste projeto e, após a experiência inicial, a realização desta atividade foi apreciada pela coordenação acadêmica da universidade com a proposta de inserção no currículo acadêmico.

Palavras Chave

Notícias difíceis; Comunicação; Protocolo SPIKES; COVID-19;

Área

Clínica Médica

Categoria

Área Acadêmica

Instituições

IDOMED/ESTÁCIO DE SÁ CAMPUS CITTÁ - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

BRUNA MARIA BERENYI DA MOTTA, LILIAN SOARES DA COSTA, CLARISSE MENDES LOPES MENDES LOPES, WANDALYS RODRIGO SOUZA DA SILVA