16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

A HOMENAGEM AO CADÁVER DESCONHECIDO COMO FERRAMENTA DE HUMANIZAÇÃO NA FORMAÇÃO MÉDICA

Fundamentação/Introdução

A prática de dissecação cadavérica se tornou inerente ao curso de medicina e por consequência, inquestionável para a educação médica, prática clínica e currículo de um médico em formação, sendo uma ferramenta antiga e tradicional de extrema importância. Ao se estudar peças cadavéricas, se faz de extrema importância, o aluno estar ciente de que não se trata apenas de um material para estudo, mas de um ser que já viveu, teve família e agora possui finalidade de acrescer o conhecimento.

Objetivos

O presente projeto teve como objetivo elaborar um evento, apoiado pela Instituição, no qual os alunos de Medicina e Odontologia pudessem refletir e exaltar a importância da valorização à peça de dissecção cadavérica utilizada na formação acadêmica.

Delineamento e Métodos

O evento ocorreu extracurricularmente, promovido pela Instituição. O evento foi presencial e transmitido de forma síncrona pelo YouTube. O tema era: "Homenagem ao Cadáver Desconhecido".

Resultados

Para a realização do evento foram convidados professores para fazer a reflexão do assunto em que se abordou os aspectos éticos e legais sobre a utilização de cadáveres humanos para fins de ensino e pesquisas no Brasil. Um dos pontos principais foi a abordagem de textos humanistas, quais ressaltavam aos alunos a apropriação e consientização sobre o assunto tratado. Foi lida a "Oração ao Cadáver Desconhecido" e realizada uma homenagem musical como forma de agradecimento aos corpos que foram e serão usados para fins didáticos na intenção da educação médica. Ao final das apresentações, os alunos foram convidados a relatar suas sensações e pensamentos sobre a experiência com o estudo em cadáveres e escrevê-las em um papel "post-it", podendo ou não se identificar. Esses papéis, foram pendurados em uma muda de Manaca-da-Serra (a qual simbolicamente estava representando os cadáveres) - esses dados não foram coletados, qual foi plantada em uma área da Instituição e os papéis foram enterrados junto a árvore como simbolismo da gratidão.

Conclusões/Considerações Finais

Em nossa perspectiva, esse evento, se fez de extrema importância no domínio profissional, aperfeiçoamento do conhecimento e âmbito humanístico dos participantes. Além de promover a conscientização sobre os valores éticos e atribuição humanitária à prática do ensino em peças cadavéricas.

Palavras Chave

Educação Médica; Anatomia; Conhecimento e Conscientização.

Área

Clínica Médica

Autores

BRUNA PETRAROLI BARRETTO, NATHALIA PAGANO BRUNDO GASPARETTO