16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

IMPACTOS DA PANDEMIA POR COVID-19 NO PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS OBITOS MATERNOS DECLARADOS NO BRASIL.

Fundamentação/Introdução

O acompanhamento pré-natal nos permite assegurar um desenvolvimento mais adequado da gestação. Com o advento da pandemia por Covid-19 houveram uma série de desafios para o sistema de saúde, estando incluído neste contexto a dificuldade da execução de políticas assistenciais às gestantes restritas de acesso ao sistema de saúde, seja por medo de buscar a atenção básica ou dificuldade logística para acessar o sistema de saúde.

Objetivos

Analisar o perfil epidemiológico dos óbitos maternos declarados em 2020 em paralelo aos relatos de diminuição da oferta de assistência pré-natal durante a pandemia de Covid-19.

Delineamento e Métodos

Por meio de um estudo quantitativo, epidemiológico, retrospectivo, de série temporal do ano de 2017 a 2020, utilizando o painel de monitoramento da Mortalidade Materna do Ministério da Saúde, pesquisou-se os indicadores de causas obstétricas maternas diretas e indiretas e óbitos maternos declarados.

Resultados

Como achados da pesquisa, o número de óbito por causas obstétricas diretas se manteve semelhante aos anos anteriores, apesar de os dados ainda serem preliminares em relação à 2020. Ao analisarmos o número de óbitos por causas indiretas, temos um aumento de 55,94% em relação ao ano anterior, saltando de 479 mortes em 2019 para 747 mortes, em 2020. No que tange aos óbitos maternos declarados, temos um aumento de 17,46%, saltando de 1575 em 2019 para 1850 em 2020, maior patamar da série temporal pesquisada.

Conclusões/Considerações finais

A elevação das mortes maternas por causas obstétricas indiretas nos indica aquelas doenças que existiam antes da gestação ou que se desenvolveram nesse período, agravadas pelos efeitos fisiológicos da gravidez. Essa elevação pode estar associada à diminuição da assistência pré-natal, fator este sendo cada vez mais notificado pelas secretarias estaduais de saúde, mas ainda não havendo um banco de dados nacional atualizado para avaliarmos com precisão os impactos dessa assistência

Palavras Chave

Covid-19; Assistência Pré-natal; Perfil epidemiológico; Morte materna

Área

Clínica Médica

Autores

ISAAC CARIOCA DE OLIVEIRA, NATÁLIA MARIA FIGUEIREDO CAMPOS, FRANCISCO GABRIEL SANTOS SILVA, ANA BEATRIZ AVELINO SILVA BARROS, BRUNA ALMEIDA FREIXEDELO