16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

APRESENTAÇÃO INCOMUM DE FISTULA CORONÁRIA: DRENAGEM PARA VENTRICULO ESQUERDO – RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Fístula coronária é uma anomalia usualmente congênita, mas pode ser adquirida, caracterizada pela comunicação anormal entre uma artéria coronária e uma câmara cardíaca, artéria pulmonar ou seio coronário. São alterações muito raras e sua conexão mais comum ocorre entre artéria coronária direita ou a artéria descendente anterior e as câmaras diretas do coração. Fístulas congênitas drenando para cavidade cardíaca esquerda são ainda mais incomuns, havendo poucos casos relatados

Objetivos

Relatar quadro incomum de fístula coronária com drenagem para ventriculo esquerdo, de apresentação inicial com sintomas isquêmicos.

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO
Paciente de 72 anos, com diagnóstico prévio de Doença de Chagas, apresentou episódio de dor torácica em repouso, localizada em hemitórax esquerdo, caráter opressivo, com irradiação para membro superior esquerdo, associado a náuseas. Referenciada para hospital terciário para investigação de quadro prévio de possível síndrome coronariana aguda, mas já assintomática na admissão após três dias do evento. Ao exame clínico, sem alterações em ausculta cardíaca e exame físico. Eletrocardiograma de admissão com ritmo sinusal, e alterações difusas de repolarização ventricular caracterizado por onda T negativa de V2-V6¨e em DII, DIII e aVF. Apresentava alterações ecocardiográficas com alteração de contratilidade segmentar de ventrículo esquerdo (acinesia de parede anterior), com disfunção sistólica discreta. Encaminhada para cinecoronariografia (CINE), que evidenciou presença de micro fístulas da artéria descendente anterior para a cavidade ventricular esquerda, sem a presença de lesões obstrutivas em artérias coronárias. Paciente teve alta hospitalar com prescrição de terapêutica otimizada para insuficiência cardíaca.

Resultados

Modalidade Relato de caso

Conclusões/Considerações Finais

As miopatias inflamatórias idiopáticas correspondem a um grupo heterogêneo de doenças potencialmente tratáveis, caracterizadas por inflamação muscular crônica. Em especial, neste caso, a fraqueza muscular ocorreu de forma subaguda e grave. Diante da severidade do quadro, as medidas para suporte de vida foram empregadas. Após exames norteadores, foi topografado o acometimento muscular, exclusão de causas infecciosas, neurológicas e realizado o diagnóstico de PM.

Palavras Chave

Isquemia, fístula coronária, cinecoronariografia

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAÚI - Piauí - Brasil

Autores

RODRIGO ANDRADE DE FIGUEIREDO REGO, LAISA ALLEN GOMES DE SOUSA, VANESSA NEPOMUCENO DA FONSECA MENESES, CARLOS EDUARDO BATISTA DE LIMA, CASSIA GABRIELLE ALVES TORRES