Dados do Trabalho
Título
Tumores da família do sarcoma de Ewing
Fundamentação/Introdução
Os Tumores da Família do Sarcoma de Ewing (TFSE) representam um conjunto de neoplasias com características morfológicas e alterações genéticas semelhantes. Esses tumores possuem um diagnóstico difícil, visto que a morfologia das suas células são semelhantes a outras neoplasias como linfoma, rabdomiossarcoma e neuroblastoma. Seu diagnóstico depende da imuno-histoquímica e de teste moleculares. O antígeno CD99está presente na maioria das células dos TFSE, sendo um marcador importante para realização do diagnóstico diferencial. Os TFSE representam uma malignidade mais comum em crianças e adolescentes, sendo raro em adultos com mais de 30 anos.
Objetivos
Relatar o caso de uma paciente, idosa, com diagnóstico de TFSE, sarcoma de células redondas.
Delineamento e Métodos
Estudo observacional tipo relato de caso.
Resultados
Feminina, 71 anos, relata que 8 dias antes do internamento houve aumento da dor em região do quadril, pré-existente há 4 meses, com irradiação para ambos os membros inferiores, associado a quadro de mal-estar inespecífico, calafrios e rebaixamento de nível de consciência. Na admissão paciente apresentava-se com tumorações de superfície irregular, sólidas, variando de 2 a 4 cm, em região dorsal, braço esquerdo, mama direita e hipocôndrio direito.Tais tumorações aumentavam de tamanho e cresciam novas entidades de forma visível ao longo do internamento de 10 dias em enfermaria. Em tomografia da pelve apresentou linfonodomegalias ilíacas bilaterais, imagens nodulares em região abdominal, formação expansiva de partes moles envolvendo osso ilíaco, hidronefrose extrínseca e múltiplas lesões sólidas em planos musculares e gordurosos da parede torácica e abdominal. Durante internamento foi realizado biópsia da lesão de parede abdominal e material foi encaminhado a patologia. Inicialmente o resultado da análise patológica foi compatível com linfoma, no entanto, após realização de painel imunohistoquímico foi confirmado se tratar deum TFSE, com CD99 positivo, sinaptofisina multifocal e fraca, ciclina D1 positivo e CD34 positivo, além de marcadores linfóides, como CD45, negativos.
Conclusões/Considerações Finais
Em relação aos TFSE para o seu diagnóstico os exames de imagem e o ensaio imuno-histoquimicos, contendo o CD99, são necessários, pois permite um adequado diagnóstico diferencial, principalmente quando há acometimento de pacientes fora da epidemiologia característica dessa patologia como ocorreu neste relato.
Palavras Chave
sarcoma de ewing; neoplasia
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Autores
Giovanna Rocha Carrilho Pessoa, MARIA DAS NEVES DANTAS DA SILVEIRA BARROS, LUCAS DA CUNHA XAVIER , RODRIGO MEDEIROS BARBOSA ARRUDA, ALESSANDRA FERRAZ DE SÁ