16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

ACOLHIMENTO DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL EM PACIENTES INTERNADOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO COVID-19.

Fundamentação/Introdução

O evento da pandemia de COVID-19, trouxe as equipes de saúde aumento nos quadros de preocupação, stress e depressão. A síndrome de Burnout, presente de modo mais evidente neste grupo de profissionais devido a exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante das situações de trabalho desgastante, se tornou mais evidente, trazendo uma preocupação dos gestores de saúde para com seus colaboradores, criando alternativas para minimizar o impacto psíquico causado pela atual pandemia. O atual estudo vem demonstrar o nível de desgaste emocional da equipe multiprofissional atuando na linha de frente no combate no ambiente de terapia intensiva.

Objetivos

Avaliar o acolhimento da equipe multiprofissional atuante em terapia intensiva durante a internação de pacientes com diagnóstico de COVID-19

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo, aleatório e temporal através de pesquisa dirigida por questionário em pacientes com diagnóstico de COVID-19 após alta da Unidade de Terapia Intensiva adulto.

Resultados

No período de Abril a Junho de 2021, foram avaliados 11 pacientes com quadro de COVID-19 que receberam alta da unidade de terapia intensiva. O nível de satisfação quanto ao acolhimento foi de 100% dos relatos obtidos. Em 81,81% houve relato que foram orientados quanto aos procedimentos realizados, medicações, cuidados pessoais, exames e estado clinico. Do ponto de vista cognitivo, 9,09% não recordaram quanto a assistência oferecida, em 9,09% relataram não terem recebido orientações. Durante o período de internação , 72,72% relataram confiança e segurança quanto a assistência prestada. Dos casos avaliados, 27,27% sentiram medo, insegurança, tristeza e pânico. Todos os entrevistados relataram satisfação quanto ao empenho da equipe e o acolhimento dispensado durante o período da internação.

Conclusões/Considerações finais

O acolhimento da equipe multiprofissional, tendo como ponto de atenção o atendimento as necessidades básicas do grupo de pacientes internados foram fundamental para uma melhora clínica e psicológica durante o período de internação em unidade de terapia intensiva.

Palavras Chave

acolhimento, stress emocional, COVID -19, Unidade de terapia intensiva adulto

Área

Clínica Médica

Autores

FIRMINO HAAG FERREIRA JUNIOR, CAROLINA VIEIRA LIMA, ALESSANDRA SANCHES, DIANY PRISCILA SILVA OLIVEIRA, EDÉSIO VIEIRA SILVA FILHO