16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

POLIMIOSITE APRESENTANDO-SE COMO EMERGÊNCIA MÉDICA: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

Fraqueza muscular possui uma grande variedade de causas e diagnósticos, que aliada à história clínica, exame neuromuscular detalhado e exames complementares, pode-se topografar qual a estrutura da via motora atingida. No presente relato é descrito um caso de polimiosite (PM) de evolução agressiva, apresentando-se na forma de emergência médica. Como diagnósticos diferenciais importantes de fraqueza muscular dessa gravidade, pode-se citar crise miastenica e síndrome de Guillain Barré.

Objetivos

Descrever relato de caso sobre apresentação grave de polimiosite.

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO
Mulher de 25 anos, com fraqueza muscular proximal progressiva, simétrica, normorreflexa, descendente, sem caráter intermitente; evolução em 1 mês para tetraparesia, com impossibilidade de deambulação, insuficiência respiratória aguda por falência da musculatura acessória e necessidade de intubação orotraqueal. Apresentou quadro diarréico 3 semanas prévias ao início do quadro. Paciente não apresentava acometimento de musculatura extraocular e facial, lesões cutâneas ou acometimento pulmonar. Ao exame físico, com trofismo e tônus muscular normais, reflexos profundos e superficias preservados, porém força grau III em grupamentos musculares proximais de ambos os membros superiores e inferiores e força grau V em segmentos distais. Nos exames laboratoriais, valor aumentado de creatinofosfoquinase (2.056), transaminase oxalacética (112) e transaminase pirúvica (107). A eletroneuromiografia foi sugestiva de doença com padrão miopático. Foi inicialmente tratada com corticoide em dose imunossupressora, evoluiu com melhora da força muscular, inclusive com desmame progressivo de assistência ventilatória e retorno da deambulação. Mantida imunossupressão com corticoide e associado metotrexate.

Resultados

Modalidade Relato de Caso

Conclusões/Considerações Finais

As miopatias inflamatórias idiopáticas correspondem a um grupo heterogêneo de doenças potencialmente tratáveis, caracterizadas por inflamação muscular crônica. Em especial, neste caso, a fraqueza muscular ocorreu de forma subaguda e grave. Diante da severidade do quadro, as medidas para suporte de vida foram empregadas. Após exames norteadores, foi topografado o acometimento muscular, exclusão de causas infecciosas, neurológicas e realizado o diagnóstico de PM.

Palavras Chave

Fraqueza muscular, miopatia, polimiosite

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PÍAUI - Piauí - Brasil

Autores

LAISA ALLEN GOMES DE SOUSA, RODRIGO ANDRADE DE FIGUEIREDO REGO , AMANDA TORRES FELIX, CRISTIANE VIEIRA AMARAL, JOELMA MOREIRA DE NOROES RAMOS