16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético em paciente com herpes-zóster: relato de caso.

Fundamentação/Introdução

A síndrome da secreção inapropriada do hormônio antidiurético (SSIHAD) consiste na incapacidade de supressão desse hormônio, comprometendo os mecanismos de excreção da água e concentração urinária. Possui como manifestações a hiponatremia e seus sintomas, sobretudo neurológicos. Destacam-se como causas dessa síndrome os distúrbios do sistema nervoso central, doenças pulmonares, neoplasias malignas e medicamentos.
O vírus varicela-zóster é um herpesvírus que causa a varicela e persiste de forma latente no sistema nervoso após uma infecção primária. A reativação desse vírus leva a manifestações cutâneas dolorosas, condição essa denominada herpes-zóster, sendo uma doença comum. Suas complicações mais conhecidas e temidas são as afecções neurológicas, as oftalmológicas e a neuralgia pós-herpética.

Objetivos

Relatar a investigação de um paciente com hiponatremia, desencadeada por quadro raro de SSIHAD em paciente com herpes zoster.

Delineamento e Métodos

Descrição do caso: Homem, 62 anos, encaminhado para avaliação cirúrgica devido quadro de dor abdominal epigástrica associado a vômitos e confusão mental há 3 dias. Descartada urgência cirúrgica e internado em enfermaria de Clínica Médica devido ao quadro neurológico e presença de hiponatremia importante (112 mEq/L) nos exames de entrada, com tomografias de crânio e abdômen sem alterações. Paciente euvolêmico, afebril, ausência de sinais meníngeos ou cefaleia. Negava comorbidades ou uso de medicamentos. Exames laboratoriais sem alterações de glicemia, perfil lipídico e função tireoidiana normais, hemograma sem alterações, creatinofosfoquinase de 6.211 U/L e sódio urinário de 133 mEq/L. Ao exame clínico evidenciado lesões vesiculares de base eritematosa em trajeto de dermátomo T7-T8 esquerdo e procedida à coleta de líquor (glicose normal, proteínas 101 mg/dL, leucócitos 15/mm², 88% de linfócitos, ausência de bactérias e fungos, pesquisa de herpes vírus negativa pelo método PCR).

Resultados

Feita hipótese de SSIHAD e realizada correção da hiponatremia juntamente com aciclovir endovenoso por 7 dias, evoluindo com melhora do quadro confusional.

Conclusões/Considerações Finais

Este caso reforça a necessidade do exame clínico minucioso, incluindo avaliação cutânea em quadros de dor torácica e abdominal. Relata ainda uma apresentação incomum do herpes zoster, com meningoencefalite levando a quadro de SSIHAD e hiponatremia grave.

Palavras Chave

meningoencefalite por herpes zoster, síndrome de secreção inapropriada de hormônio antidiurético

Área

Clínica Médica

Instituições

Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba - São Paulo - Brasil

Autores

LETICIA MARIA PESCININI SALZEDAS, SILVIA MARIA MARTINS, ISABELA FRANZON LEOPIZE, ALINE FROES PEDRÃO, RAFAEL SAAD