16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

RETOCOLITE ULCERATIVA AGUDA GRAVE COM RÁPIDA EVOLUÇÃO PARA ABDOME AGUDO PERFURATIVO - RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A RETOCOLITE ULCERATIVA (RCU) É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA CRÔNICA COM CURSO RECIDIVANTE E REMITENTE QUE ENVOLVE A MUCOSA DO CÓLON E DO RETO. CERCA DE 15% DOS CASOS PODE EVOLUIR PARA UM QUADRO GRAVE CONHECIDO COMO COLITE FULMINANTE E APESAR DE INICIALMENTE APRESENTAREM ACHADOS CLÍNICOS E LABORATORIAIS DE DOENÇA LEVE, PODEM SER RAPIDAMENTE PROGRESSIVOS.

Objetivos

RELATAR O CASO DE UMA PACIENTE COM RETOCOLITE ULCERATIVA GRAVE.

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: PACIENTE DE 19 ANOS, SEXO FEMININO, ADMITIDA NA ENFERMARIA DE CLÍNICA MÉDICA COM RELATO DE DIARREIA COM PRESENÇA DE SANGUE E MUCO HÁ 5 MESES. NEGAVA FEBRE OU OUTROS SINAIS DE ALARME NO INÍCIO DOS SINTOMAS. COLONOSCOPIA REALIZADA UM MÊS ANTES DA ADMISSÃO HOSPITALAR EVIDENCIAVA PROCTOSIGMOIDITE COMPATÍVEL COM RECOTOCOLITE ULCERATIVA SUBESCORE DE MAYO 2. EVOLUIU COM PIORA DO QUADRO DE DIARREIA MUCOSSANGUINOLENTA (8-10 VEZES AO DIA), DOR ABDOMINAL, NÁUSEAS, FEBRE VESPERTINA, PERDA DE PESO (6 KG EM 8 DIAS), ELEVAÇÃO DE PROVAS INFLAMATÓRIAS, ANEMIA E HIPOALBUMINEMIA. A PARTIR DOS CRITÉRIOS APRESENTADOS DE RETOCOLITE GRAVE, INICIOU-SE CORTICOTERAPIA E INVESTIGAÇÃO DE INFECÇÕES COM ACOMETIMENTO INTESTINAL, TAIS COMO CITOMEGALOVÍRUS E CLOSTRIDIUM DIFFICILE, COM POSTERIORES RESULTADOS NEGATIVOS. APÓS 5 DIAS DE CORTICOTERAPIA, APRESENTAVA PIORA DO QUADRO DIARREICO E DOR ABDOMINAL, COM RADIOGRAFIA EVIDENCIANDO PNEUMOPERITÔNIO BILATERAL. LAPAROTOMIA EXPLORADORA EVIDENCIOU PERFURAÇÃO EM CÓLON TRANSVERSO E SIGMOIDE, TENDO SIDO REALIZADA COLECTOMIA TOTAL E CONFECÇÃO DE ILEOSTOMIA. HISTOPATOLÓGICO DA PEÇA CIRÚRGICA EVIDENCIAVA PROCESSO INFLAMATÓRIO AGUDO EXTENSO COMPROMETENDO TODA A PAREDE INTESTINAL. APESAR DO DIAGNÓSTICO DE RCU DISTAL, HOUVE EVOLUÇÃO PARA COLITE FULMINANTE EM CURTO PRAZO, O QUE JUSTIFICA A EXTENSÃO DA LESÃO ACOMETIDA. APÓS PROLONGADA INTERNAÇÃO E TRATAMENTO DE INFECÇÕES NOSOCOMIAIS, NO PÓS OPERATÓRIO, RECEBEU ALTA EM BOAS CONDIÇÕES CLÍNICAS E SEGUE EM ACOMPANHAMENTO AMBULATORIAL.

Resultados

NÃO SE APLICA.

Conclusões/Considerações Finais

A RCU DEVE SER COMPREENDIDA EM SUAS DIVERSAS FORMAS DE APRESENTAÇÃO. A PERCEPÇÃO E ABORDAGEM PRECOCE DAS APRESENTAÇÕES MAIS GRAVES, ASSIM COMO A CORRETA IDENTIFICAÇÃO QUANDO FALÊNCIA DO TRATAMENTO CLÍNICO, PODEM EVITAR DESFECHOS DESFAVORÁVEIS NA EVOLUÇÃO DA DOENÇA.

Palavras Chave

DOENÇA INFLAMATÓRIA; RETOCOLITE ULCERATIVA; COLITE FULMINANTE.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL SANTA CASA DA MISERICÓRDIA - Pernambuco - Brasil, HOSPITAL UNIVERSITÁRIO OSWALDO CRUZ - Pernambuco - Brasil

Autores

SHARLENE CAVALCANTI MALTA, PAULO BERNARDO SILVEIRA BARROS FILHO, HUGO OTAVIO DELLEON MOURA GOMES, JULIANA GONÇALVES LORETO MOTA, GRACIANA BANDEIRA SALGADO VASCONCELOS