16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

LIGA ACADEMICA DE ALERGIA E IMUNOPATOLOGIA: “A MATERIA MAIS COMPLEXA DO CICLO BASICO DA FACULDADE DE MEDICINA”.

Fundamentação/Introdução

A Liga Acadêmica de Alergia e Imunopatologia (LAAI), foi fundada no ano de 2018 e tem como preceptor um especialista em alergia e imunologia , sendo essa uma associação sem fins lucrativos e com caráter multidisciplinar, com o objetivo de complementar e desmistificar a imunologia, suplementando as demandas acadêmicas de medicina, no que tange aos conhecimentos das alergias e imunopatologias, uma vez que essa área trabalha em conjunto com diversas especialidades, e sendo imprescindível para o atendimento médico cotidiano, para a elucidação diagnóstica, e influenciando assim na escolha do tratamento adequado.

Objetivos

Relatar o programa da liga de alergia e imunopatologia durante os 4 anos de atuação

Delineamento e Métodos

A LAAI tem como objetivo consolidar e ampliar os conhecimentos adquiridos ao curso da matéria de imunologia aplicada no 2 período da faculdade de medicina, melhorando o conceito da disciplina, que ficou conhecida como a mais complexa do clico básico.
Dessa forma, ocorre uma suplementação da matriz acadêmica, debates sobre os casos clínicos e artigos propostos pelo professor-orientador e integrantes da diretoria; aprofundamento acerca dos padrões fisiopatológicos, semiológicos e imunológicos, característicos das patologias prevalentes no cotidiano-médico, correlacionando com os possíveis diagnósticos clínicos. Ademais, a LAAI, estimula a produção cientifica entre os ligantes, com intuito de ampliar o conhecimento da metodologia cientifica, na área de estudo proposta. Além das reuniões que permitem uma ligação entre alunos de períodos diversos, ampliando a comunicação e as relações acadêmicas.
Os encontros teóricos, com duração de 1 hora e 30 min são divididos em apresentações de trabalho, aulas ministradas pelo professor preceptor, aulas ministradas por convidados, e discussão de casos clínicos e artigos científicos. Além de estágios ambulatoriais semanais com duração de 2 horas, em ambulatórios da própria universidade. Sendo que essa metodologia visa correlacionar a teoria com a prática, complementar e aprofundar o conteúdo estudado de forma ativa e dinâmica.

Resultados

A LAAI possuí atualmente 20 membros, sendo 7 diretores, e seu processo seletivo ocorre por meio de prova escrita com questões sobre a nossa área de estudo, a imunologia. O processo é realizado no primeiro semestre de todo ano, e a liga possuí mais 10 alunos ouvintes, que não foram aprovados no processo seletivo mas que veem como uma ótima oferta de estudo e aprofundamento de conhecimento.
Além do mais, a LAAI teve um aumento de procura após a incidência da pandemia do COVID-19, que reforçou ainda mais a necessidade de um bom conhecimento teórico e prático da imunologia.

Conclusões/Considerações finais

Pode-se inferir a partir dos aspectos abordados que a Liga Acadêmica de Alergia e Imunologia é de extrema importância para a ampliação de conhecimento teórico e prático no ambiente que está inserida. E tem tido ótimos resultados, cumprindo todos os objetivos propostos e desmistificando a imunologia teórica e prática que amedronta tantos acadêmicos de medicina.

Palavras Chave

Liga Acadêmica, produção cientifica, ciclo básico, Covid-19

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Nova Iguaçu -campus V - Rio de Janeiro - Brasil

Autores

MARIA LUIZA DIAS RAPOSO RODRIGUEZ, MIKAELLY FARIA DE SOUZA, ANA CLAUDIA WINCLER REIS CANTARINO , RAFAEL TUDESCO DE FREITAS, MARIA EDUARDA POUBEL DE OLIVEIRA DIAS