16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Púrpura Trombocitopênica Trombótica após imunização: Uma associação a ser considerada – Relato de Caso

Fundamentação/Introdução

Púrpura Trombocitopênica Trombótica (PTT) é uma entidade rara e grave, cuja fisiopatologia é atribuída à ausência ou deficiência na atividade da metaloproteinase ADAMTS-13, podendo ser hereditária ou adquirida. Esta última, em sua maioria dos casos, decorrente de infecções (bacterianas e virais), doenças autoimunes e pós-imunizações específicas. Este relato visa identificar possível associação desta doença à imunização por Covid19 e atentar ao diagnóstico precoce de uma doença potencialmente fatal.

Objetivos

Este relato visa identificar possível associação desta doença à imunização por Covid19 e atentar ao diagnóstico precoce de uma doença potencialmente fatal.

Delineamento e Métodos

Paciente sexo feminino, 43 anos, sem comorbidades prévias, levada por familiares ao pronto-atendimento por quadro de confusão mental e agitação psicomotora precedida por cefaleia holocraniana intensa, em associação ao aparecimento prévio de manchas avermelhadas em membros superiores e inferiores além de febre e sintomas gripais há 2 semanas. Em exame físico direcionado apresentava regular estado geral, Glasgow 12, mucosas descoradas, estado febril e presença de petéquias em extremidades. Investigação laboratorial inicial identificou anemia microcítica, plaquetopenia e hiperbilirrubinemia, com predomínio da fração indireta. Triagem infecciosa, incluindo análise liquórica, que foi negativa. Ao interrogatório pessoal, identificado que paciente havia sido imunizada com primeira dose contra Covid19 (AstraZeneca) 40 dias antes de sua admissão. Durante evolução, identificados critérios de anemia microangiopática, e, na presença da pêntade clínica clássica ao diagnóstico de PTT, optado por transferência a hospital de nível terciário, onde após a dosagem de ADAMTS-13, em níveis indetectáveis e exclusão de outras possíveis etiologias, concluiu-se o diagnóstico de PTT em possível associação pós-vacinal. Iniciado tratamento com Plasmaferese, corticoterapia e Rituximabe, paciente evoluiu com estabilidade e melhora clínica.

Resultados

ADAMTS-13 indetectavél, outras etiologias descartadas, confirmado PTT

Conclusões/Considerações Finais

Diante de quadro clínico-laboratorial sugestivo de PTT, a investigação etiológica, incluindo a exposição pós vacinal, deve ser realizada de forma precoce e criteriosa, visto potencial letalidade quando não tratada. Além disso, em meio ao início das vacinações em massa com vacinas de elaboração emergencial, devemos atentar potenciais complicações imediatas e tardias, tendo este relato corroborado os achados em literatura mundial atual.

Palavras Chave

Púrpura Trombocitopênica Trombótica, Proteína ADAMS-13, Anemia Microangiopática

Área

Clínica Médica

Autores

ANDREA ROSSI LIMA PERUGINI, MARJORIE BARIONI PONTES, ALINE SANTANA JUNCKER, MARCELO GUSTAVO LOPES