16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

MANIFESTAÇÃO PULMONAR ATÍPICA EM PACIENTE COM SÍNDROME LÖFGREN: RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica de etiologia desconhecida que acomete principalmente pulmões, pele, olhos e articulações. A Síndrome de Löfgren (SL) é uma das formas de manifestação aguda da sarcoidose, mais comum em pacientes jovens e caracterizada por apresentar eritema nodoso de início agudo, acometimento hilar bilateral, febre e poliartrite migratória e sem envolvimento cutâneo granulomatoso. Caracteriza-se por uma evolução benigna em 90% dos casos. A raça negra, o número de órgãos acometidos, o estágio III da sarcoidose pulmonar e o lúpus pérnio são fatores de mau prognóstico. O acometimento radiológico pulmonar peri-hilar é mais característico nos pacientes com a forma crônica da sarcoidose, entretanto a presença de grandes massas no parênquima pulmonar é rara em pacientes com SL.

Objetivos

Relatar um caso com manifestação atípica de SL.

Delineamento e Métodos

Anamnese e revisão bilbiográfica.

Resultados

Paciente do sexo masculino, 38 anos, previamente hígido, inicia quadro de dispneia progressiva aos esforços com 2 meses de evolução associado a perda ponderal de 7kg, tendo sido tratado previamente com antibióticos sem melhora do quadro. Evolui com artrite em tornozelos bilateralmente e nódulos cutâneos dolorosos em membros inferiores, identificados como eritema nodoso. Foi admitido em um hospital público terciário de São Paulo por piora da dispneia. Realizada tomografia de tórax, a qual demonstrou linfadenopatia hilar bilateral e opacidades nodulares sólidas subpleurais bilateralmente, medindo até 7 cm, inicialmente descritas como suspeitas para neoplasia. Realizada biópsia evidenciando processo granulomatoso não necrotizante em parênquima pulmonar, sendo confirmado o diagnóstico de sarcoidose pulmonar. Foi submetido a tratamento com prednisona 40mg por 3 meses e evoluiu com melhora significativa do quadro clínico e desaparecimento completo das lesões pulmonares demonstrado em tomografia de controle. Atualmente em seguimento no ambulatório de Pneumologia com remissão de doença.

Conclusões/Considerações Finais

Dentre as manifestações da sarcoidose pulmonar, está a SL, caracterizada por linfadenopatia mediastinal bilateral, artrite e/ou eritema nodoso como apresentado pelo paciente descrito. O acometimento parenquimatoso é incomum na SL, e pode mimetizar situações como tuberculose e neoplasias sendo um importante diagnóstico diferencial na prática clínica. Relatamos um caso apresentação atípica de SL, com manifestação pulmonar da doença com evidência de acometimento de parênquima.

Palavras Chave

sarcoidose pulmonar, eritema nodoso, dispneia

Área

Clínica Médica

Autores

SARAH TUCCI DE BIASO, CASSIO MURILO TROVO HIDALGO FILHO, VÍNICIUS SANTIAGO DE LIMA, VERA LÚCIA DA GAMA E SILVA VOLPE, IGOR BASTOS POLONIO