16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

PNEUMOTÓRAX ESPONTÂNEO RELACIONADO À INFECÇÃO POR COVID-19: UM RELATO DE CASO

Fundamentação/Introdução

A ocorrência de pneumotórax é uma complicação atípica da infecção por Covid-19, mais comumente descrita em pacientes em ventilação mecânica invasiva ou associada a algum dos seguintes fatores: presença doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), tabagismo, biotipo longilíneo, idade, ser do sexo masculino e lesões pulmonares prévias, como blebs (vesícula efisematosa subpleural). É proposto que as mudanças estruturais, que ocorrem no parênquima pulmonar na infecção por Covid-19, sejam o mecanismo que propicia a ocorrência de pneumotórax espontâneo, além do aumento da pressão intrapulmonar em razão do prolongamento da tosse ou pela ventilação invasiva.

Objetivos

Relatar um caso de pneumotórax espontâneo em paciente acometido por Covid-19, sem fatores de risco conhecidos e sem a necessidade de suporte ventilatório mecânico.

Delineamento e Métodos

As informações foram obtidas a partir de revisão de prontuário e entrevista com o paciente.

Resultados

Homem, 42 anos, deu entrada em pronto atendimento, queixando-se de dor torácica ventilatório-dependente, intensa e de início repentino. Informou que um mês antes da admissão hospitalar teve quadro de tosse seca, cefaleia e mialgia, realizou o exame de RT-PCR o qual confirmou a infecção por SARS-CoV-2, necessitando de internação e suporte de oxigênio por cateter nasal. Ao exame físico, paciente apresentava-se em regular estado geral, com fácies de dor, sem alteração de sinais vitais exceto pelo aumento de frequência respiratória (28ipm – sem sinais de esforço respiratório). Aparelho cardiovascular sem alterações. Em aparelho respiratório, presença de expansibilidade pulmonar e frêmito toracovocal diminuídos à direita, hipertimpanismo à percussão ipsilateral e murmúrio vesicular diminuído à ausculta em mesmo hemitórax. Foi submetido à tomografia de tórax que evidenciou presença de pneumotórax em hemitórax direito, sem sinais de desvio mediastinal foi então submetido a drenagem torácica fechada com resolução do pneumotórax e posterior alta hospitalar.

Conclusões/Considerações Finais

É possível inferir que o pneumotórax espontâneo associado a Covid-19 é uma complicação rara, sendo sua ocorrência mais incomum em pacientes que não estão em ventilação mecânica e não possuem doença pulmonar predisponente. Sabe-se que um rápido diagnóstico é fundamental para evitar complicações ameaçadoras à vida. A importância de se conhecer o histórico, atrelado a uma boa anamnese e a realização de exame físico no momento da admissão dos pacientes é crucial para o mapeamento desta condição e suas possíveis complicações.

Palavras Chave

Pneumotórax Espontâneo; Covid-19; Emergência

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário São Lucas - Rondônia - Brasil

Autores

RAIMUNDO BENICIO DE VASCONCELOS NETO, REBECCA SHAIANE SOARES NUNES RIVOREDO, ANA CAROLINE LEITE GUEDES, LUCAS VIEIRA AMORIM, FERNANDA GABRY SCAZUZA GOMES DE SOUZA