16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Infecção broncopulmonar por Lophomonas spp em indivíduo imunocompetente apresentando SRAG pelo SARS-CoV-2

Fundamentação/Introdução

A infecção broncopulmonar pelo Lophomonas spp é uma condição rara e está associada a condições de higiene precária em países subdesenvolvidos. O protozoário é encontrado no intestino de alguns artrópodes, como baratas, cupins e ácaros. O quadro clínico é semelhante à infecção por outros agentes etiológicos, sendo difícil a diferenciação por exames de imagem.

Objetivos

Este relato tem por objetivo descrever um caso raro de infecção por protozoário no trato respiratório inferior, que tem sua importância por fazer parte do diagnóstico diferencial de pneumonias que não respondem aos antibióticos e medidas convencionais. Além disso, sua presença pode estar relacionada com contaminação de material hospitalar.

Delineamento e Métodos

Relato de caso: Um homem de 46 anos, portador de diabetes mellitus tipo 1 foi atendido com história de tosse e odinofagia que progrediram para dispnéia. Realizou teste rápido de antígeno para COVID-19, o qual foi positivo, além de tomografia de tórax que flagrou imagem de nódulo cavitado no lobo superior do pulmão direito. Devido a piora clínica, foi necessário suporte ventilatório invasivo com intubação orotraqueal. Recebeu curso de Ceftriaxona e Azitromicina para terapêutica empírica de pneumonia adquirida na comunidade além de suporte intensivo e corticoterapia para infecção pelo COVID-19.

Resultados

Para investigação do nódulo pulmonar cavitado em exame de imagem, foi solicitada broncoscopia com lavado broncoalveolar (LBA) para pesquisa de bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), além de culturas para fungo e bactérias anaeróbias. Na amostra de LBA foi detectada a presença do protozoário Lophomonas spp. Pesquisa e cultura para demais microorganismos foi negativa. Foi iniciado Metronidazol durante 14 dias, havendo melhora clínica, interrupção da febre e posterior extubação.

Conclusões/Considerações Finais

Essa é a primeira descrição na literatura médica de infecção pulmonar no Brasil pelo Lophomonas spp. A infestação pelo protozoário e inflamação crônica instaladas sem tratamento podem trazer sintomatologia crônica persistente e, no presente relato, pode ter contribuído para evolução grave da infecção pelo COVID-19. Recomendamos a partir deste caso que equipes clínicas valorizem a possibilidade de incluir em seus protocolos coleta de lavado broncoalveolar e ponderação sobre cobertura para protozoários quando diante de quadros que não respondam a terapêutica empregada para pneumonias bacterianas ou fúngicas.

Palavras Chave

Doenças Parasitárias
Lavagem Broncoalveolar
COVID-19

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - Pernambuco - Brasil

Autores

ALINE FIGUEIRAS DA TRINDADE, GEORGE GOMES OLIVEIRA, PAULO SÉRGIO RAMOS DE ARAÚJO, CAROLINE PESSOA ARAÚJO, GUSTAVO LAGO OLIVEIRA DE SOUZA