Dados do Trabalho
Título
Invaginação colônica por colopatia hipertensiva em paciente com esquistossomose.
Fundamentação/Introdução
No Brasil, a esquistossomose (EQ) ainda é um importante problema de saúde pública, devido à sua magnitude e transcendência. O percentual de positividade da doença é de aproximadamente 5%, porém ainda faz parte do grupo de doenças negligenciadas no país. [1]
Objetivos
Relatar caso de paciente com epidemiologia positiva para EQ e invaginação colônica por colopatia hipertensiva portal(ICo).
Delineamento e Métodos
paciente I.B.B., 27 anos, epidemiologia positiva para EQ, pescador e sem comorbidades prévias. Foi admitido em Hospital Público com queixa de dor abdominal difusa há 05 dias da admissão, sem sinais de irritação peritoneal. Na ultrassonografia de abdome foi descrita invaginação do cólon ascendente, com extensão de 6 cm e baço de tamanho aumentado e ecotextura preservada, medindo 21 cm. A Tomografia de abdome e pelve, realizada no mesmo dia, evidenciou invaginação colocólica em cólon ascendente, sem fator causal, e espessamento parietal do cólon direito, que sugeria colopatia hipertensiva portal. Além disso, foram descritos sinais de hipertensão portal (varizes periesofágicas, recanalização da veia paraumbilical, shunt esplenorrenal e volumosa esplenomegalia homogênea). Prontamente solicitada colonoscopia para reversão da ICo, com realização de biópsia das erosões na área invaginada. O histopatológico evidenciou colite crônica sem especificidade histológica, não sendo visualizada neoplasia. Após a desobstrução, o paciente seguiu sem intercorrências e recebeu alta para acompanhamento ambulatorial, enquanto aguarda a sorologia para esquistossomose.
Resultados
O histopatológico evidenciou colite crônica sem especificidade histológica, não sendo visualizada neoplasia. Após a desobstrução, o paciente seguiu sem intercorrências e recebeu alta para acompanhamento ambulatorial, enquanto aguarda a sorologia para esquistossomose.
Conclusões/Considerações Finais
A EQ é doença negligenciada no Brasil, e a sua não identificação precoce traz um número importante de morbidades. A invaginação colônica por esquistossomose é pouco descrita na literatura. Até o momento foram descritos 02 relatos de casos: um na Tanzânia e outro na China, com pacientes que tiveram o diagnóstico após ressecção colônica cirúrgica[2,3]. A importância deste caso também reside na avaliação do diagnóstico diferencial de ICo, comumente associada à causa neoplásica[4], em paciente com epidemiologia positiva para esquistossomose, a fim de evitar terapêutica cirúrgica precipitada.
Palavras Chave
"Schistosomiasis mansoni"
"Intussusception"
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Instituições
HOSPITAL MIGUEL ARRAES - Pernambuco - Brasil
Autores
KALIANA MARIA NASCIMENTO DIAS DE ALMEIDA, MARIA CAROLINA DE MELO OLIVEIRA, IOLANDA IOLANDA GALBIATI RODRIGUES DE OLIVEIRA, JOSÉ FABRÍCIO MACEDO