16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de paracoccidioidomicose óssea de apresentação atípica.

Fundamentação/Introdução

A paracoccidioidomicose é uma doença causada pelo fungo termo-dismórfico Paracoccidioides brasiliensis, sendo considerada endêmica na América Latina. Possui diversas apresentações; em adolescentes costuma ser aguda ou subaguda. Cerca de 35% dos casos infanto-juvenis têm manifestações ósseas, as lesões tendem a serem unilaterais ou bilaterais e os principais sítios afetados são cintura escapular, tórax, membros superiores, tíbia e crista ilíaca. Entretanto, trazemos nesse relato, o caso de um paciente que apresentou lesão óssea no dedo indicador unilateralmente.

Objetivos

Relatar um caso incomum de paracoccidioidomicose óssea em adolescente.

Delineamento e Métodos

masculino, 12 anos, apresentou dor, seguido de edema e hiperemia na face medial do indicador direito há 60 dias, aparentemente, sem hepatomegalia, esplenomegalia, linfonodomegalia, sintomas respiratórios ou perda de peso, com hipótese diagnóstica inicial de abscesso bacteriano. Foi realizada drenagem, antibioticoterapia, sem melhora e com episódios febris. Optou-se por internação com hipótese de neoplasia. Realizada biópsia óssea o resultado foi positivo para paracoccidioidomicose com fragmentos de tecido ósseo com fungos com brotamento em roda de leme. TC de tórax: múltiplos nódulos com coeficiente de partes moles pelos campos pulmonares e linfonodomegalia de aspecto secundário na região axilar direita (2cm). TC de mão: lesão osteolítica acometendo a medula óssea da falange proximal do segundo dedo da mão direita, com interrupção cortical e aumento de partes moles. Contraimunoeletroforese para fungos: reagente para pararcoccidioidomicose 1/32. O tratamento foi feito com sulfametoxazol e trimetoprima, devido condição sócio-econômica familiar e melhor resultados em jovens.

Resultados

O paciente apresentou melhora substancial da lesão e quadro clínico.

Conclusões/Considerações Finais

A paracoccidioidomicose é uma doença que pode se apresentar de diversas formas, na forma aguda, é diagnóstico diferencial de neoplasias e síndromes imunodepressoras, dessa forma, é necessário o diagnóstico rápido, pois existem tratamentos eficazes e que evitam formas graves.

Palavras Chave

Paracoccidioidomicose
Paracoccidioides
Infectologia

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Ciências da Saúde- Dr. Paulo Prata - São Paulo - Brasil

Autores

BEATRIZ MAYUMI JACOB USUI, MARISE LOPES FERMINO, KAMILLE ANIK CALVO, ENZO ESPERANCINI TEBAR, VANESSA SOARES OLIVEIRA ALMEIDA