16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica

Dados do Trabalho


Título

Hipercalcemia iatrogênica: um relato de caso de intoxicação por vitamina D

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: Atualmente, nota-se uma crescente tendência nas prescrições de suplementos vitamínicos em doses suprafisiológicas, com diversos propósitos, porém sem evidências científicas sustentando tais condutas. A suplementação de vitamina D (colecalciferol) segue o mesmo caminho, sendo muito comum até mesmo sem orientação médica.

Objetivos

OBJETIVOS: O presente estudo vem mostrar, por meio de um relato de caso, as possíveis consequências do uso indiscriminado da vitamina D causando hipercalcemias iatrogênicas graves, com enfoque em erros na dosagem laboratorial durante sua manipulação. O estudo destaca ainda o fluxograma propedêutico das hipercalcemias, bem como seu manejo e as atualizações terapêuticas.

Delineamento e Métodos

DESCRIÇÃO DO CASO: No caso em questão, o paciente de 59 anos, previamente hígido, apresentou hipercalcemia grave decorrente de intoxicação por vitamina D em razão de uma falha laboratorial na manipulação de cápsulas prescritas, apesar de não apresentar hipovitaminose anteriormente. A falha laboratorial foi comprovada através de análise bioquímica utilizando a metodologia de Cromatografia a Líquido de Alta Eficiência (CLAE), sendo constatado um teor de colecalciferol marcadamente aumentado em cada uma das cápsulas analisadas, compreendendo os percentuais de 182.920,00%, 170.650,00% e 227.680,00%, sendo que a tolerância para a substância manipulada varia de 90 a 120% do valor rotulado. Com a propedêutica utilizada foi excluída doença hematológica e o paciente evoluiu gradativamente com melhora clínica e da função renal. O nível sérico da vitamina D está em queda lenta e gradativa e os níveis séricos de cálcio normalizaram.

Resultados

DESCRIÇÃO DO CASO no campo acima, conforme consta em edital: "Nos trabalhos tipo relatos de caso, no local de Metodologia e Resultados, deverá vir a Descrição do caso."

Conclusões/Considerações Finais

CONCLUSÃO: A hipercalcemia é um distúrbio hidroeletrolítico comum na prática clínica, com diferentes causas e caminhos propedêuticos para a solução do distúrbio. O caso clínico em questão aborda a hipercalcemia provocada por intoxicação por vitamina D, ressaltando a importância de se ponderar eventuais efeitos adversos das medicações, inclusive aquelas com menor potencial nocivo, como as vitaminas. Além disso, o relato também evidencia que possíveis erros na manipulação de medicamentos devem ser considerados na avaliação diagnóstica.

Palavras Chave

Iatrogenia, Vitamina D, Intoxicação, Hipercalcemia.

Área

Clínica Médica

Autores

VIRGINIA COSTA MARQUES, RODRIGO SILVEIRA SANTOS, JORGE HENRIQUE FARES DEPIERI, GABRIELLY TOMASONI