Dados do Trabalho
Título
IMPORTÂNCIA DA CORRELAÇÃO DERMATOLÓGICA NO DIAGNÓSTICO DE UM PACIENTE HIV-POSITIVO: RELATO DE CASO
Fundamentação/Introdução
INTRODUÇÃO: A psoríase é uma dermatose inflamatória crônica, recorrente e imunologicamente mediada, associada a manifestações sistêmicas. A mudança repentina do padrão da doença, como é o caso da psoríase invertida, leva à suspeição de infecção pelo HIV.
Objetivos
OBJETIVOS: Apresentar um caso de psoríase invertida, destacando seu acometimento frequente de dobras flexurais, bem como sua importância para o diagnóstico de uma condição de extrema relevância clínica como o HIV/AIDS.
Delineamento e Métodos
RELATO DE CASO: Paciente masculino, 51 anos, procurou o ambulatório de dermatologia apresentando placas descamativas em couro cabeludo, axilas, cotovelos, joelhos, nádegas e pernas. Abstêmio e ex-tabagista há 07 anos, sem comorbidades. Estabelecida a hipótese diagnóstica de psoríase, confirmada pelo exame anatomopatológico. Após avaliação laboratorial iniciou-se uso de Metotrexato 10mg/semana associado ao Ácido Fólico 5mg 3x/semana. O paciente apresentou melhora clínica inicial porém o mesmo perdeu seguimento devido ao período de pandemia. Retorna após 06 meses já tendo interrompido medicação anterior, apresentando nova piora das lesões. No momento apresentava placas e crostas com graus variados de infiltração em região interglútea, virilha, axila direita e membros inferiores, além de placas branco acinzentadas, espessas em vértex. Estabelecida então hipótese diagnóstica de psoríase invertida, e iniciado corticoide tópico de alta potência e anti-histamínico. Solicitados novos exames laboratoriais para reintrodução de medicação sistêmica, tendo resultado positivo de teste rápido para HIV. O paciente retorna já tendo iniciado pelo serviço da DIP terapia antirretroviral, com melhora significativa das lesões cutâneas.
Resultados
.
Conclusões/Considerações Finais
CONCLUSÃO: Embora a psoríase invertida seja uma apresentação pouco comum da psoríase, sua presença deve atentar para uma suspeição de infecção por HIV. O caso clínico ilustra a importância de uma avaliação dermatológica, indispensável para o diagnóstico de HIV/AIDS proposto tendo mudado substancialmente a qualidade de vida do paciente em questão.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Acadêmica
Instituições
Faculdade de Medicina de Campos - Rio de Janeiro - Brasil
Autores
CAIO OLIVEIRA SILVA, ANA PAULA MOURA DE ALMEIDA , KARYNE FERRARI DE FREITAS , ENÉAS VAN DER MAAS DO BEM FILHO, REBECA GOMES BARRETO DE MOURA