Dados do Trabalho
Título
Neuralgia do trigêmeo nos ramos V1, V2 e V3: um relato de caso
Fundamentação/Introdução
Introdução: A neuralgia do nervo trigêmeo é um tipo de dor neuropática que acomete a região orofacial, uma condição muito dolorosa, caracterizada por surtos de dor lancinante e súbita, limitada ao território de um ou mais ramos do nervo trigêmeo, geralmente desencadeada por estímulo não álgico. Apesar de baixa incidência, possui alta morbidade.
Objetivos
Objetivos: Relatar um caso clínico de neuralgia do trigêmeo, ressaltando a importância das terapias farmacológicas e não farmacológicas no controle da dor.
Delineamento e Métodos
Métodos: Estudo observacional do tipo relato de caso.
Resultados
Resultados: M.A.C. 34 anos, açougueiro, com relato de dor súbita lancinante em região temporal, maxilar e mandibular à direita com duração aproximada de 20 minutos, associado a desorientação, após exposição ao choque térmico (70 graus celsius). Recebeu diagnóstico de neuralgia do trigêmeo nas porções V1, V2 e V3 em 2018. Angioressonância magnética de crânio não descarta alças vasculares das artérias cerebelares superiores. Neste período, apresentou crises álgicas intensas em região têmporo parietal, maxilar e mandibular à direita, sensação de choque elétrico, náuseas, eritema e lacrimejamento no olho direito. Os paroxismos são como golpes dolorosos que recorrem frequentemente, precipitados por exposição ao frio e calor, mascar, na escovação e estímulo sensorial em zonas de gatilho. Outra queixa, é a frequente parestesia e hiperestesia ao toque. Há relatos de insônia, uso assíduo de café, estresse e exposição ao frio em atividade laboral e ruim controle álgico, realizou micro compressão do gânglio de Gasser em 13/07/2020. Posterior a um período sem o uso de fármacos, gradualmente houveram retornos dos paroxismos. Houve melhora significativa da dor após o reforço de terapias não farmacológicas, são essas: suspensão do uso regular de estimulantes; higiene do sono; acupuntura associados à terapia convencional otimizada(Carbamazepina, Amitriptilina).
Conclusões/Considerações Finais
Considerações finais: A neuralgia do nervo trigêmeo é uma das mais comuns dentre as neuralgias faciais e é uma das condições relatadas na literatura como causadoras de dor mais intensa, podendo ocasionar significativa morbidade, impacto nas atividades sociais do paciente e difícil manejo. Assim, ressalta-se a importância da individualização de cada caso (crises estereotipadas), multiplices especialistas e combinação de terapias para o devido manejo dos sintomas.
Palavras Chave
Descritores: Neuralgia do trigêmeo, cefaléia, dor facial.
Área
Clínica Médica
Categoria
Área Médica
Autores
JOSHUA BRAGAMONTE PEREIRA GOULART MARINHO, RANGEL BATISTA GUIMARAES, ALUIZIO DOS SANTOS JUNIOR, HELIO GONCALVES DOS SANTOS JUNIOR, VITOR DAUMAS PASSOS